1001 Classificados

PEDREIRAS: SECRETÁRIO DE SAÚDE EXPLICA A MUDANÇA DA CASA DE APOIO EM SÃO LUÍS


Iniciada em 2017, no governo de Antônio França a pedido do há época assessor aliado Alexandre Assaiante, a Casa de Apoio Loirinha Assaiante, foi criada para receber e dar apoio aos pedreirenses que necessitam se deslocar a capital São Luís em Busca de atendimentos especializados na área da saúde no conhecido TFD - Tratamento Fora Domicilio.


Desde que foi derrotado nas urnas, em novembro do ano passado, a gestão denominada de “Honra e Trabalho” deixou claro que não mais daria apoio ao projeto, chegando a informar a decisão para a coordenadora da casa alegando contenção de despesas.

Ontem dia 05 de janeiro, a assessoria de comunicação da atual prefeita Vanessa Maia publicou matéria que aponta um novo rumo para a casa de apoio. Na matéria fica claro que o endereço não será mais o mesmo e que a partir de agora quem precisa do acolhimento será encaminhado para uma pensão especializada nesse tipo de hospedagem.

A decisão anunciada deixou o presidente da Associação Renascer, responsável pelo projeto, queixoso e insatisfeito com as mudanças anunciadas e que, segundo Alexandre Assaiante, fogem do que ficou determinado em Lei aprovada em 2017 pela câmara de vereadores.

Após a divulgação da matéria, Alexandre Assaiante utilizou as redes sociais e grupos de WhatsApp para demonstrar sua insatisfação e solicitou explicação da prefeita e dos secretários os motivos da decisão.

Hoje pela manhã no programa Tribuna 101 da FM Cidade de Pedreiras, o secretário de Saúde Marcílio Ximenes explicou que foram poucas ou quase nenhuma informações deixadas pela equipe do ex-prefeito e que a decisão anunciada foi tomada para que o serviço não parasse.

“Estamos trocando o pneu furado do carro em movimento, não tivemos a oportunidade de realizar uma transição tranquila por conta do curto espaço de tempo” Explicou o secretário.

Ainda durante a entrevista, o secretário afirmou que hoje apenas uma pessoa está sendo atendida pelo projeto e que toda a assistência será dada a paciente que está em tratamento de câncer. Ximenes também foi categórico ao afirmar que os serviços oferecidos a partir de agora pela pensão são de qualidade igual ou superior aos que os pacientes estavam habituados e que estará constantemente fiscalizando os serviços oferecidos pela instituição como também verificando junto aos usuários o grau de satisfação com o atendimento.

Outro detalhe que o secretário afirmou ter sido importante para a tomada de decisão sobre a mudança foi o local da atual hospedaria que, segundo Ximenes, fica em um bairro muito distante dos hospitais, o que aumenta a despesas dos enfermos com transporte, sem falar no desgaste físico com deslocamento e que a pensão contratada fica a menos de cem metros do Hospital Presidente Dutra, o que diminui muito o sofrimento dos que precisam utilizar esses serviços.


O impasse promete perdurar, pois mesmo depois das explicações terem sido dadas pelo secretário no programa de rádio, o presidente e idealizador do projeto promete buscar apoio popular ou até mesmo na justiça para que o projeto volte a funcionar nos moldes previstos por Lei, mesmo que o endereço não seja o atual.

Agora é aguardar as cenas dos próximos capítulos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.