1001 Classificados

Pedreiras - A Saúde Agoniza

O que já foi e no que se transformou o Sistema de Saúde Público no município de Pedreiras.
De alguns anos para cá, o município que chegou a ter em sua época áurea cerca de cinco hospitais funcionando a todo vapor, hoje agoniza no leito de morte e luta pela vida em uma única unidade que necessita urgentemente de uma grande reforma.
Onde outrora via-se uma disputa entre as unidades hospitalares  tentando oferecer os melhores serviços a comunidade, deu lugar ao sofrimento e a peregrinação, sem sucesso, de enfermos em busca de atendimento.
São inúmeros os relatos do descaso, que vão desde a falta de medicamentos, passando pela indisponibilidade na realização de exames, como também  de maus tratos a pacientes.
Os primeiros sintomas de que a saúde de Pedreiras caminhava para um estado terminal foi justamente no inicio da atual gestão que sinalizou, claramente em seus primeiros dias de mandato, não ter vindo com o intuito de melhorar.
Uma licitação para aquisição de uma ambulância com gravíssimos vícios, foi concluída em menos de quarenta e oito horas, onde o produto licitado já circulava pelas ruas antes mesmo do termino do certame.
De lá para cá, o que se tem visto é um verdadeiro “show de horrores”, relatados principalmente pela população que não encontram atendimento e por alguns médicos que não conseguem trabalhar com a falta de produtos básicos como gaze, atadura e até mesmo o soro.
O mais novo sinal de que as coisas não andam nada bem com a saúde em Pedreiras, foi a informação de que o município vizinho, Bernardo do Mearim, emprestou um aparelho de Raio X móvel, pois o aparelho que atendia a demanda dos pedreirenses está quebrado.
Tendo em mãos a requisição medica e a solicitação feita no HGM ( Hospital Geral do Município),  fomos procurado por um pessoa que afirma peregrinar em busca de realizar um exame de Raio X a uma semana e até agora não logrou êxito em suas tentativas.
Procurado por nossa equipe, ainda na semana passada para falar sobre o caso do Aparelho de Raio X, o secretario mais uma vez pediu desculpa aos pedreirenses e afirmou estar providenciando o conserto do equipamento. O secretário só não garantiu durante a conversa informou com nosso repórter, a data exata em que o aparelho estará totalmente restabelecido.
Enquanto isso quem sofre é a população e o município que outrora foi berço de aprendizado dos acadêmicos de medicina no Maranhão, hoje carrega a marca do descaso e abandono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.