1001 Classificados

PEDREIRAS: CASO DE CALAZAR É REGISTRADO NO BAIRRO SÃO BENEDITO

Um caso de calazar (leishmaniose) em uma criança de 12 anos, foi registrado no Povoado São Benedito em Pedreiras. Segundo informações, a criança foi levada para o hospital de Pedreiras, tomou a medicação que foi solicitada a Regional de Saúde do Estado, mas por determinação da família que assinou um terno de responsabilidade, o paciente foi levado para São Luís.
Uma tia da vítima, disse que após ser constatado que o menino estava doente, apareceram pessoas pra ajudar, mas que a Vigilância Epidemiológica não fez nenhum trabalho na comunidade pra cuidar e eliminar cães com a doença. "O meu sobrinho tá sendo tratado em São Luís. Pedreiras precisa ficar urgentemente em alerta quanto ao calazar, porque quando eu fui pegar o exame dele no laboratório, tinha dois casos da doença”, Disse ela.
A Vigilância Epidemiológica do município se pronunciou, e disse que a área do povoado onde aconteceu o caso de calazar, será visitada, feito um levantamento e as providências serão tomadas.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde – SES, de 1º de janeiro a 13 de agosto de 2018, já foram confirmados 347 casos de calazar no Maranhão.
A OMS – Organização Mundial de Saúde, considera a Leishmaniose como uma das doenças tropicais de maior relevância mundial.
Existem dois tipos de leishmaniose: a tegumentar ou cutânea e a visceral ou calazar, considerada uma doença agressiva e se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.