1001 Classificados

PEDREIRAS: FUP REALIZA FESTA DE “SANTO REIS” PELA TERCEIRA VEZ CONSECUTIVA

A FUP Fundação Pedreirense de Cultura realizou nesse domingo 07 de janeiro a festa de "Santo Reis", cujo cortejo percorreu várias ruas da cidade. A concentração foi na prefeitura e esse ano contou com a animação da moçada do Cadete do Samba, tradicional bloco de carnaval de Pedreiras. 
“É a terceira vez que fazemos a comemoração. A festa começou meio morno mas vem melhorando, onde as pessoas estão produzindo seus altares na portas de suas casas para quando o cortejo passar e aderir a festa de santo reis.” Disse Francinete Braga Secretária de Cultura do município.
A origem da folia de reis está associada a uma tradição cristã portuguesa e espanhola que foi trazida para o Brasil, provavelmente no século XIX. A Folia de Reis é celebrada na religião católica com o intuito de celebrar a visita dos três reis magos (Gaspar, Melchior – ou Belchior- e Baltazar) ao menino Jesus.
Ela é celebrada durante 12 dias desde 24 de dezembro (véspera do nascimento de Jesus) até o dia 06 de janeiro, quando os reis magos chegam a Belém. No momento que os reis magos avistaram no céu a Estrela de Belém, foram ao encontro de Jesus e levaram incenso, ouro e mirra. Por trás dos presentes levados havia uma simbologia: a realeza (ouro), a divindade ou a fé (incenso) e a imortalidade (mirra).
O Dia de Reis é celebrado dia 06 de janeiro, pois segundo a Bíblia foi nesse dia que eles encontraram Jesus. Marca também o momento em que as árvores, os presépios, os adornos e decorações natalinas são retirados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.