Hoje nossa equipe foi até a Vila Santa Luzia , no povoado Barriguda do Insono, e conversou com seu Mariano que é morador daquela localidade e relata o grande problema que ele e seus vizinhos vem enfrentado ao longo dos anos com a constante falta de água na comunidade.
O Sr Mariano nos falou que antigamente eles tinham um pouco de agua e agora a situação tá pior por causa que 80% da agua do peque reservatório é destinada ao presidio, dessa forma a comunidade tem que recorrer a agua do Insono.
A preocupação dos moradores que consomem a água do Insono é com a possibilidade de contaminação e bebe- lá é ter a certeza de contrair doenças, por isso eles têm que recorrer aos pequenos poços que dão insuficientes principalmente no período de verão, porque eles secam.
Para alguns moradores mais cautelosos, a solução é buscar o líquido preciso no poço do Santo Antônio dos Oliveiras, que fica a mais de 13 quilômetro de distancia do povoado, na cidade vizinha de Trizidela do Vale.
Dois poços já foram cavados na comunidade, porém nas tentativas a água que brotou não era apropriada para o consumo e apresentava o gosto salobro.
Para os moradores, a solução seria a perfuração de um poço mais profundo e isso só será possível se for de iniciativa da prefeitura ou do governo do estado.
Enquanto o poço não vem, a comunidade vai levando como pode.
Esse caso já foi levado varias vezes ao conhecimento dos administradores , vereadores e nada resolvido em quanto isso, a situação fica a cada dia mais difícil. Sem falar que a caixa d'Água do povoado está sendo abrigo para urubus , e as ultimas reservas estão cheias de girinos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.