1001 Classificados

Calazar - Um alerta para Pedreiras e Trizidela do Vale.

   Desde que as primeiras suspeitas de casos de Calazar foram relatadas por ouvintes do programa Tribuna 101 da Rádio Cidade de Pedreiras, que o telefone e o WhatsApp da emissora não pararam mais de receber informações dos mais diversos bairros da cidade, dando conta de outros casos suspeitos.
   Preocupados com a possibilidade de um surto, moradores clamam para que a vigilância municipal verifique e recolha os animais que apresentam sinais da doença.
   Segundo os relatos de ouvintes, há suspeitas de casos em Pedreiras nos bairros do Engenho, Vila das Palmeiras, Matadouro e Diogo, em Trizidela nos Bairros Jerusalém, Monte Cristo e no Aeroporto.
  Na ultima quinta feira (02), reuniram-se para tratar do assunto o Secretário de Meio Ambiente de Pedreiras, membros da equipe da Vigilância Sanitária e Epidemiológica e da Defesa Civil, que definiram uma estratégia de ação imediata, no entanto, populares afirmam que agentes da vigilância confirmaram alguns casos da doença em animais domésticos, mas até o momento os animais não foram recolhidos.
   Um dos grande problemas enfrentados pelos agentes é com relação aos proprietários dos animais infectados que se recusam a sacrificar os animais, como também a pouca estrutura oferecida pela prefeitura municipal.

   O calazar é causado por picadas do mosquito-palha phlebotomina, vetor que transmite o parasite leishmania. Os mosquitos se alimentam de sangue de animais e de humanos para desenvolver seus ovos.
   Se o sangue contendo parasitas leishmania for sugado de um animal ou de um humano, a próxima pessoa que for picada também será infectada e desenvolverá a leishmaniose.
Meses após a infecção inicial, a doença pode evoluir para uma forma mais grave, chamada leishmaniose visceral ou calazar.
 
Sintomas do calazar

   Inicialmente, parasitas leishmania causam feridas no local da picada do mosquito-palha. Se a doença progredir, ela ataca o sistema imunológico. 
   O calazar se manifesta de dois a oito meses após a infecção com sintomas mais generalizados, incluindo febre prolongada, inchaço no abdômen e fraqueza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.