1001 Classificados

VAQUEJADA - Opinião do Leitor


STF DÁ “ZERO BOI” A TODAS AS VAQUEJADAS DO BRASIL
Por: Bernardo Silva

Por 6 votos a 5, os ministros do STF derrubaram uma lei do estado do Ceará que regulamentava as práticas de vaquejadas, alegando que a tal prática causa maus tratos aos animais e que fere princípios constitucionais de preservação do meio ambiente. Votaram contra a vaquejada o relator da ação, Marco Aurélio, e os ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Celso de Mello, Cármen Lúcia, e Ricardo Lewandowski, a favor: Edson Fachin, Gilmar Mendes, Teori Zavascki, Luiz Fux e Dias Toffoli. 

Vamos destacar o argumento da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, que votou contra a prática sob o pretexto de a vaquejada é cultura e cultura se muda, basta ver o outro lado da vida. A ministra não se encurvou, utilizou de argumentos fortes, dando sinal de que ela pretende realizar um mandato rigoroso e debaixo das asas da constituição federal. A vaquejada agora é ilegal e os organizadores podem ser penalizados. Como nada no Brasil é unânime, e viva a democracia! Vários movimentos contrários já se levantaram contra a decisão do supremo. 

Como fator histórico e cultural a vaquejada é enraizada no coração dos seus amantes que até como esporte a batizaram. Já diziam até que amor de vaquejada é mais intenso do que amor de carnaval, vaquejada tem todo ano, todos os meses, é só percorrer esse Brasil de meu DEUS. 

O Supremo está disposto a mudar a cultura desse povo em prol do bem estar dos animais. Os ativistas que eram contra a vaquejada já tentavam há anos derrubar esse lei do estado do Ceará que regulamentava a vaquejada. 

Com uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) proposta pela Procuradoria Geral da República, a vaquejada agora esta proibida em todos os estados do Brasil, basta apenas que as entidades que defendem os direitos dos animais encaminhem denuncias ao Ministério Público. 

Emprego, renda, movimentação da economia local, não foi levado em consideração para os 6 ministros de declararam a vaquejada inconstitucional, o fato de alguém puxar pelo rabo do boi até que ele caia com as quatro patas pra cima durante décadas e divertindo admiradores por todo o nordeste pesou na decisão de vetar tal prática. 

Em outros estados acredito que será menos doloroso que no estado do Ceará, onde a vaquejada movimenta mais de 14 milhões por ano, é esporte, é cultura, o cearense respira vaquejada. 

Não devemos ser tendenciosos nas nossas análises e colocações, é preciso ter uma visão holística, as pessoas tendem deixar a paixão prevalecer, isso pode trazer consequências sérias para seu ego e na forma como o mundo enxergará você. 

No tocante a decisão do STF, aplausos para o correto exercício das sua funções que é guarda e preservação dos valores constitucionais elencados no bojo da constituição federal de 1988, porém era necessário ir mais fundo, periciar com mais rigor a prática da vaquejada e saber realmente o que os organizadores fazem na retaguarda com os animais, se há o devido cuidado básico: água, higiene, alimentação etc. 

Fiscalizações como essas são passíveis de aplicação de penalidades sérias. Na minha opinião o que deveria ser feito era regulamentar a vaquejada em um nível mais amplo, não houve diálogo, era necessário ouvir a outra parte e criar regras mais sérias na organização desses eventos no tocante aos tratos com os animais, como a obrigação de se ter veterinários e especialistas no evento garantindo a saúde dos animais. 

E ai, haveria condições de realizar o evento?

 Não temos resposta ainda, pois não houve investigações mais rigorosas. É preciso ir mais além cientificamente, no sentido de se observar se o “Boi” pode suportar essa carga e se com uma estrutura externa o evento tem condições de se adequar. 

Notório e evidente que do jeito que a vaquejada é conduzida não pode ficar, claro meus amigo, devemos estruturar sim o evento, assim sai ganhando meio ambiente, amadores do esporte, vaqueiros auto dependentes etc. 

Mas pra se acertar numa decisão dessa que mexe com milhões de admiradores, e que prevalece sobre um fator cultural forte, seria preciso experimentos mais detalhistas, digo isso porque provar com argumentos obtidos através de estudos mais rigorosos, tiraria um pouco o peso da decisão e a conscientização seria mais aceita. 

O que nos resta é saber se o supremo vai suportar essa pressão, cutucaram milhões de admiradores e apaixonados. Recentemente o STF voltou atrás em uma decisão sobre a prisão logo em segunda instancia, o supremo disse que o réu poderia ser encarcerado logo após as decisões de tribunais inferiores, mas voltou atrás e agora eles podem bater na porta do STF pedindo ajuda. 

Os movimentos pró vaquejadas tem condições de reverter, porém devem entrar com uma proposta de diálogo sólida e que possa priorizar o meio ambiente, não esqueçam que os 6 ministros que votaram contra tem um conceito de cultura que não se relacionada com a vaquejada. 

BERNARDO SILVA
BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO - FAESF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.