1001 Classificados

RIO MEARIM: SERMÃO DE PADRE JACINTO ESTARIA SE CONCRETIZANDO?


          Lembro-me bem como se fosse hoje, num sermão em uma missa presidida na época por Padre Jacinto, agora  Arcebispo de Teresina sobre o rio Mearim, em que o nobre Padre falara sobre o futuro do mesmo ao se referir a procissão de São Pedro. “ Imaginem vocês se em futuro bem próximo, a procissão de São Pedro não for mais de barco, mas os fiéis trazerem a imagem do santo caminhando em uma estrada que antes tinha água, agora resta só o torrão, porque o rio não existe mais.” E tudo indica que suas sábias  palavras no referido sermão, vem se concretizando com o passar dos tempos.
Em vários pontos do rio, a água vem baixando muito  em que se pode ver o que antes não se via e atravessar a pé em alguns locais. 

Essas fotos são registros da localidade  conhecida como “curva do furo” e o repórter Ribinha da FM conversou  com seu Raimundo pescador que disse que a tendência do rio é se acabar mesmo.
Ele observou o aparecimento de algumas rochas ou  pedras que antes no mês de setembro não apareciam no rio, não eram vistas e hoje estão a vista. “ No ano passado não estava desse jeito não. A água já está menos uns  20°/º o volume em relação a setembro do ano passado. Sorte da gente se em novembro começar a chover, porque se começar lá pra dezembro, não sei o que será da gente.” Disse o experiente pescador.


Raimundo pescador ainda acrescentou  no seu entender, que  a tendência do rio do jeito que está, não vai durar nem (10) dez anos, porque não se teve mais  um período chuvoso bom, apenas  vem diminuindo o volume de chuvas e se a escassez aumentar, o rio vai ficar somente um rego. Ele também na entrevista citou outros motivos que contribuem para a degradação do Mearim como a falta de conscientização da própria população e omissão do poder público.





     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.