A equipe do Tribuna 101 realizou na manhã dessa segunda-feira (21), uma entrevista com as gestoras do Centro de Ensino Olindina Nunes Freire, para falar sobre a importância da educação integral nos dias atuais, assim como a referida escola no cenário local regional maranhense.
Elionai
Brasil, gestora geral da escola, afirmou que em 2018, o colégio Olindina
aderiu, depois de “muitas lutas”, o sistema de ensino integral, tendo uma
melhoria considerável em sua qualidade de ensino e humanitária.
“As
escolas que, no país, se prestaram a consolidar esse modelo, avançaram muito, e
o IDEB de 2019 foi prova disso. Os Estados brasileiros que mais se destacaram
em índices de desenvolvimento da educação básica foram os de Pernambuco e
Pará.”
A gestora
afirmou que a expectativa para com o IDEB, por parte do Olindina, era muito
grande, pois 2019, foi um ano “fundamental”, nas palavras de Elionai, para
chegar até o resultado atual. Foram desenvolvidas várias aulas de formas
diferentes, com a colaboração da SEDUC (Secretaria de Estado da Educação do Maranhão).
“Nós ficamos no primeiro lugar na regional de
Pedreiras, por duas vezes, sendo a melhor escola. E quando os meninos, fizeram
a prova do SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), eles
falaram que acharam mais fácil que a avaliação estadual (SEAMA), então nesse
momento sabíamos que iríamos ter uma nota expressiva.”
Etânia Brasil, sobre o retorno das
aulas em tempos de pandemia, afirmou que desde que as aulas foram suspensas (16
de março), a escola nunca parou, pois todos os professores tem corrido atrás de
novas metodologias para repassar o ensino para os estudantes de forma clara.
“Continuamos com aulas remotas,
todos os dias tem aulas online, a equipe gestora está na escola o tempo todo, e
estamos fornecendo atividades impressas para estudantes que não tem internet.”
Etânia Brasil disse que durante
esse período, a maior dificuldade encontrada foi manter os estudantes presentes
nas aulas, pois nem todos tem acesso à internet.
“Muitos deles utilizam internet de
algum colega, ou os pais estão indo na escola para pegar atividades impressas.
Depois que a gente retornou das férias de julho, o índice de participação dos
estudantes melhorou bastante, pois todos os alunos receberam um chip de 20 GB
do Governador. Isso é importante, pois nós não podemos parar.”
Sobre atingir 5.1 no IDEB, Etânia
disse que foi uma alegria que não conseguiria descrever.
“Nossa meta estabelecida pelo MEC
é 4.1, pois a nota anterior havia sido 3.9, então foi um crescimento muito
grande. Para isso acontecer foi muito trabalho e investimento do governo,
professores muito esforçados, e muita dedicação dos estudantes. Nós precisamos
de mais escolas de tempo integral, bom mesmo que todos tivessem oportunidade de
fazer seu ensino básico na escola de tempo integral.”
Clotilde Oliveira, gestora
financeira, disse que a SEDUC montou uma estratégia de reuniões e
acompanhamentos de forma até mais presente do que antes da pandemia, pois havia
grande preocupação para que a escola não parasse.
“Houve uma preocupação enorme do
nosso secretário e governador em relação à segurança alimentar dos nossos
alunos. Porque escola tem integral tem 03 refeições diárias, e como esse
estudante estaria durante os tempos de pandemia? Logo fomos autorizados que
fizéssemos kits alimentícios, e distribuímos os kits aos nossos alunos.”
Clotilde disse que a preocupação
para com os estudantes tem sido contínua, tanto educacionalmente, quando
humanamente.
A gestora geral da escola, Elionai
Brasil agradeceu aos alunos das turmas 300, 301 e 302 pela nota incrível que
eles deixaram na escola, aos seus pais que estavam dando todo apoio necessário,
aos professores pelo grande esforço, ao SEDUC, e de forma especial, ela disse:
“Quero agradecer à quatro figuras
fundamentais, Professora Leonilde, Professora Delmara, Professora Helen, e
Professora Aristela, que foram as grandes mulheres que converteram aquele
momento, nesse que estamos vivendo.” Finalizou, a gestora.
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