1001 Classificados

MARANHÃO: GREVE NO DETRAN POR TEMPO INDETERMINADO

Servidores do Detran - MA em todo o Estado estão em greve. Eles protocolaram há dez dias, no Palácio dos Leões e na sede do órgão, um ofício no qual constam algumas reivindicações da categoria. O governo não deu nenhuma resposta e a greve foi deflagrada.
Na pauta de exigências dos trabalhadores estão críticas ao corte do auxílio-alimentação no período de afastamento para tratamento de saúde e a falta de reajuste no salário-base, congelado há mais de seis anos.
Quanto ao salário-base, a maioria dos servidores recebe, atualmente, R$ 1,4 mil. O valor também está congelado há mais de seis anos.
Segundo eles na prática, esses trabalhadores recebem menos de um salário mínimo, porque não têm direito a FGTS, pagam 11% à Previdência e ainda contribuem para o Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão (Funben), uma espécie de assistência à saúde, com desconto, no contracheque, de 3% para os titulares e de mais 1% por dependente.
Contra o sindicato: Além de exigir melhorias da direção do Detran-MA, os servidores também se insurgiram contra o próprio sindicato da categoria. O movimento diz contar com o apoio de 428 trabalhadores – mais da metade do quadro efetivo do Detran.
“Isso ocorreu justamente em razão da inércia do sindicato, que é tido com ilegítimo pelos servidores, tanto por estar com situação cadastral ‘INAPTA’ perante a Receita Federal, quanto por não haver prestação de contas há anos.” Diz um texto disparado pelos grevistas. 
A greve é por tempo indeterminado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.