1001 Classificados

PEDREIRAS: CIDADE SEDIA II SEMINÁRIO DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

Aconteceu hoje em Pedreiras, o II Seminário de Erradicação do Trabalho Infantil. O evento contou com a presença do público, estudantes, crianças, adolescentes, representantes de entidades e algumas autoridades entre elas Liliana Boueres juíza do Tribunal Regional do Trabalho - TRT da cidade de Chapadinha que ministrou o encontro. O objetivo foi discutir essa problemática e os municípios apontarem práticas de combate ao trabalho infantil. “Nós estamos realizando o encontro regional da vara do trabalho de Pedreiras sobre o trabalho infantil e estímulo a aprendizagem. Nosso objetivo é reunir os município das jurisdição, não só Pedreiras, mas também os municípios circunvizinhos que são 15 para discutirem apontar soluções para esse problema.  Isso é importante para que a gente avance no combate, pois temos que erradicar o trabalho infantil até 2025, um compromisso firmado pelo Brasil com a OIT Organização Internacional do Trabalho. No Maranhão os dados coletados em 2016 que foram divulgados em 2017, nós temos ainda 147 mil crianças em situação de trabalho, mas avançamos, porque antes eram pouco mais de 300 mil.” Disse a juíza do trabalho.
Estiverem presentes também no seminário outras autoridades como os prefeitos Fred Maia de Trizidela do Vale, Pedreiras Antônio França e Dr. Leonardo Henrique Ferreira, Juiz da 16ª Região da Vara do Trabalho sediada na cidade. “Ontem mesmo nós estávamos discutindo sobre isso, que um problema como esse não cabe somente a um órgão, nem mesmo a um poder, é um trabalho que tem que ser feito por todos. Enquanto justiça a gente tem que combater julgando ações, são propostas, fazendo eventos como esse para levar conhecimento para o público de um modo geral. Mas por outro lado nós temos o governo para gerar condições para a criança saia da rua, tenha vaga nas escolas, no esporte, no laser. Dizer que a criança não pode trabalhar e não dá a ela outras opções, é uma falácia, algo que na prática não vai trazer nenhum resultado.” Salientou o juiz.
DADOS NACIONAIS:
O Brasil tem 2,4 milhões de crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos trabalhando, de acordo com dados do IBGE (PnadC 2016). Eles trabalham na agricultura, na pecuária, no comércio, nos domicílios, nas ruas, na construção civil, entre outras situações.
As regiões Nordeste e Sudeste registram as maiores taxas de ocupação, respectivamente 33% e 28,8% dessa população de meninas e meninos trabalhando. Nestas regiões, em termos absolutos, os Estados de São Paulo (314 mil), Minas Gerais (298 mil), Bahia (252 mil) e Maranhão (147 mil) ocupam os primeiros lugares no ranking entre as unidades da Federação. Nas outras regiões, ganha destaque o estado do Pará (193 mil), Paraná (144 mil) e Rio Grande do Sul (151 mil).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.