1001 Classificados

URGENTE! SARAMPO NA CIDADE DE VITORINO FREIRE. 2º CASO NA REGIÃO EM MENOS DE 1 MÊS.


O 2º caso da doença foi registrado na cidade de Lago da Pedra. De acordo com a Secretária de Estado de Saúde, uma criança, de 8 meses de idade, sexo feminino, foi quem contraiu a doença.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa, que pode ser transmitida pelo contato com secreções. Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem ainda para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. 
Este é o segundo caso registrado em menos de 1º mês. O primeiro foi registrado na cidade de Vitorino Freire, o sinal de alerta foi acionado desde o último dia 07 de agosto, quando a Secretaria Estadual de Saúde tomou conhecimento de um caso suspeito da doença. Uma mulher de 48 anos esteve no mês de julho em São Paulo e, por lá, acabou contraindo sarampo.

 O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, orienta aos estados e municípios a realizarem o bloqueio vacinal. Ou seja, em situação de surto ativo do sarampo, quando identificado um caso da doença em alguma localidade, é preciso vacinar todas as pessoas que tiveram ou tem contato com aquele caso suspeito em até 72 horas. Neste caso, recomenda-se que sejam realizadas de forma seletiva, ou seja, não há necessidade de revacinação das pessoas que já foram vacinadas anteriormente e que tem comprovação vacinal. No último dia 6 de agosto, o órgão divulgou alerta aos pais, mães e responsáveis que vão viajar com os filhos de seis meses a menores de um ano de idade para municípios em situação de surto ativo do sarampo no país.


 A recomendação é que todas essas crianças, nesta faixa etária, sejam vacinadas contra a doença, no período mínimo de 15 dias, antes da data prevista para a viagem. A vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba pode ser aplicada em pessoas com idade até 49 anos. A vacina é disponibilizada nos postos de saúde de segunda a sexta, das 8h às 17h. Na capital maranhense, 63 unidades de saúde oferecem a vacina.

 Em nota, A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o caso de Vitorino Freira foi notificado pelo Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAM) no dia 7 de agosto.
 Na ocasião, a SES iniciou as ações de bloqueio contra o vírus do sarampo em Vitorino Freire. Sobre o segundo caso de sarampo notificado no dia 15 de agosto, a Secretaria adotou medidas de bloqueio vacinal e busca ativa dos contatos. E esclarece que, até o momento, a orientação do Ministério da Saúde é a vacinação de rotina, isto é, todas as Unidades Básicas de Saúde dos municípios estão com vacinas disponíveis para imunizar crianças e adultos na faixa etária de 6 meses a 49 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.