1001 Classificados

HOJE É O DIA DO ESTIVADOR


             No dia do estivador produzimos uma matéria especial sobre a  atividade  desses homens que com o seu trabalho braçal contribuem para o progresso  do Brasil. E  aqui em Pedreiras não é diferente, pois com o passar dos tempos a atividade foi regulamentada através do Sindicato dos Arrumadores de Pedreiras.
    
O trabalho desses homens que fazem o serviço de carregamento e descarregamento de cargas  é muito antigo, até  mesmo no tempo em que não existia estrada na cidade e o rio Mearim  servia como via para escoar  o  arroz, o babaçu e o algodão que eram produzidos aqui nos anos 50 e transportados por essas águas  para a capital do estado através de lanchas e pequenas embarcações.
Naquela época em Pedreiras existiam em torno de 27 usinas de pilar arroz e até hoje existem prédios na cidade que eram utilizados  para tais fins e resistem ao tempo. Podemos encontrá-los também na zona rural uma fileira deles a exemplo do Povoado São Raimundo.
A nossa equipe conversou com o estivador e hoje Presidente do Sindicato dos Arrumadores de Pedreiras Adonias Gomes Silva e ele nos mostrou as fichas dos primeiros sócios fundadores do sindicato e nos contou um pouco como era o trabalho de estivador naquele tempo. Disse que o serviço era muito pesado, inclusive pros estivadores  subirem  a rampa da ponte, onde era feito o embarque e desembarque das mercadorias e levar a carga na cabeça, era preciso ter persistência e coragem porque se desse moleza, não conseguia realizar o trabalho por completo.
“ era arroz,  babaçu, depois passou para aquela Usina “ICOPEL” que era ensacamento da  torta e babaçu. Era um trabalho duro, inclusive pro cabra subir essa rampa com saco de babaçu na cabeça, era preciso ser macho, se não, não  subia não! O transporte, tudo era por esse rio que tá se acabando aí! Lancha aqui nessa Pedreiras, era uma atrás da outra, uma subindo, outra descendo, tudo carregado de passageiro, de mercadoria, animal que eles traziam pra vender.” Disse o senhor Adonias.
Posteriormente em setembro 1953 foi fundado o Sindicato dos Arrumadores e reconhecido como entidade  em março de 1957.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.