1001 Classificados

PEDREIRAS EM ALERTA: 400 CÃES ESTÃO COM CALAZAR NO MUNICÍPIO


É alto o índice de cães com calazar em Pedreiras. Segundo a Vigilância Epidemiológica já foram realizados esse ano no município 1.243 exames em cães, sendo 400 exames positivos e recolhidos 253 cães. A coleta do material é realizado na cidade e enviado para São Luiz, onde é realizado a contra prova do exame, mas as vezes o proprietário do cão se recusa a entregar o animal. A Vigilância Epidemiológica, informa que na próxima semana, vai realizar o recolhimento desses animais.
Calazar em cães é um sinônimo para leishmaniose visceral canina. Trata-se de uma doença parasitária, que é transmitida pela picada de um mosquito infectado. Esse mosquito é a fêmea da espécie Lutzomia longipalpis, popularmente conhecido por “mosquito-palha”.
calazar em cães é uma doença grave, de curso lento e crônico. Normalmente cães sadios são infectados, diferentemente de quando nós, humanos, somos infectados. No caso da infecção em humanos, normalmente os mosquitos “escolhem” pessoas com a imunidade mais fraca, como crianças, pessoas idosas e pessoas doentes.
Até hoje não existe uma cura 100% garantida no tratamento em cães para essa doença, mas os tratamentos podem oferecer melhor qualidade de vida e mais longevidade aos animais afetados. Os cuidados do tratamento exigem atenção especial do dono para com o animal, e também no ambiente em que o cachorro vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.