1001 Classificados

MARANHÃO ESTÁ EM 2º COLOCADO EM FOCOS DE INCÊNDIO

Com o intuito de diminuir os focos de incêndio no Maranhão que no Brasil ocupava a 3ª colocação, agora está em 2º lugar, o Comando Geral do Corpo de Bombeiros no estado, informa aos comandantes de unidades a traçar campanhas de erradicação aos focos de incêndio e diminuir essa estatística para 2019.
Pensando nisso, o 13º Comando do Corpo de Bombeiros instalado em Trizidela do Vale, promoveu recentemente um curso voltado para a formação de brigadistas na região. “Foi formada uma equipe de voluntários que foi capacitada através do batalhão ambiental, veio uma equipe de São Luís, juntamos o nosso conhecimento e capacitamos em média 40 pessoas entre homens e mulheres. Foram 04 dias de treinamento entre teoria e prática, onde eles entenderam como é o trato com a terra, a preparação, uma cortina fria, um fogo contra fogo, o que pode o que não pode fazer. Então essas pessoas lograram êxito, receberam as suas certificações e poderão atuar no combate e prevenção de incêndios”, Disse o Comandante da 13ª Companhia dos Bombeiros de Trizidela do Vale, Capitão Machado.
Ele ainda acrescentou que o projeto do comando é trabalhar a reeducação, a quebra de paradigmas, de tabus e mudar alguns conceitos e costumes da sociedade, pois a fauna e a flora no estado pedem socorro.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou uma tabela que faz a comparação do número de queimadas nos estados brasileiros, só neste primeiro semestre. O balanço, realizado no período de 1º de janeiro a 18 de junho, apresenta dados dos últimos sete anos.
Os resultados apresentados pelo Inpe apontam que, só neste primeiro semestre de 2018, o Maranhão já registrou um número de queimadas considerado alto, se comparado aos focos anuais registrados em 2012.
O Inpe tinha conhecimento de 942 registros de queimadas espalhados pelo estado, com uma alta de 15% se comparado ao total anual de focos registrados em 2017. De 2012 para cá, houve altas e baixas nas incidências de queimadas, tendo sido o número maior atingido de 1.564.
Com um total percentual de 6.7%, o estado do Maranhão ocupa o 4º lugar no ranking dos estados com o maior número de focos de queimadas registrados no período em que foi realizada a pesquisa do Inpe. E passou pra 3ª colocação, sendo que agora ocupa o  2ª lugar, em todos os estados do nordeste o único com incidência crescente.
Até o momento, o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking de queimadas registradas – divulgado pelo Inpe – só neste primeiro semestre de 2018. Foram identificados 13.995 (20.7%) focos em todo o território nacional.

Queimadas:
Os focos de queimadas destroem milhares de hectares dos ecossistemas no mundo, afetando a saúde das populações com grandes prejuízos econômicos e ambientais sem precedentes.
No Brasil, o fogo ainda é bastante utilizado no manejo de pastagem e na “limpeza dos terrenos” para a agricultura tradicional, sendo uma forma rápida e barata de reduzir a biomassa, estimular a rebrota de forragem para a pecuária, diminuir as pragas e remover os remanescentes agrícolas.
Porém, no período seco, a vegetação está mais suscetível, e a queimada mesmo sendo feita de forma controlada pode tomar proporções desastrosas, atingindo áreas de vegetação nativa, matando animais silvestres e até mesmo avançando sobre áreas rurais e urbanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.