1001 Classificados

ENTREVISTA | SECRETÁRIO DE SAÚDE DE PERITORÓ DÁ ESCLARECIMENTOS SOBRE ATENDIMENTO MÉDICO EM INDEPENDÊNCIA.


A equipe do Tribuna 101 entrou em contato com o Secretário de Saúde de Peritoró, Ennéias Oliveira Costa Neto, para esclarecer sobre médicos que estão realizando atendimentos em postos de saúde do Povoado Independência, visto reclamações dos moradores do local quanto ao fato. 

Os cidadãos relataram que não há médicos realizando o atendimento necessário no Posto de Saúde do referido povoado. Apesar de agentes de saúde estarem trabalhando incansavelmente juntamente com enfermeiras, a situação não está sendo resolvida, segundo os moradores.  

“Aqui em Independência já tivemos óbitos, e para completar ele foi enterrado no escuro, por conta de ele ter morrido a noite, sem contar que o cemitério nem luzes tem” Disse uma cidadã. 

Outra reclamação feita foi em relação ao recebimento de medicamentos, no que se refere à burocracia. 

O secretário de saúde de Peritoró, em contato com a equipe do Tribuna 101, esclareceu os fatos em relação à tais problemas relatados pelos cidadãos: 

No que se refere à parte dos profissionais da saúde, o secretário disse que há dois médicos que atendem no referido povoado, Dr. Aristóteles, e Dr. Patrícia. E a partir da próxima segunda-feira (01), Dr. José de Castro também realizará atendimentos. Acontece que, para evitar aglomerações nos postos de saúde, o processo de assistência médica é feito com horário marcado. 

Todo paciente que tem diagnóstico confirmado de Coronavirus, recebe o contato da equipe de saúde, entretanto alguns pacientes, por questão política tem recusado o atendimento e saem falando que não estão sendo acompanhados.” Disse o secretário. 

“Sobre o funcionamento da entrega de medicamentos, ele não é simplesmente entregue, tem todos uns preceitos e preconizações do Ministério da saúde. Oque acontece que alguns pacientes que testam para positivo, com casos leves que precisam somente da medicação de controle de analgesia, e antitérmico, ele (o paciente) já que entrar no esquema de hidroxicloroquina, sem passar por consulta médica e sem avaliação. E quando a gente explica para a pessoa oque tem que fazer, ela acaba se chateando. Em relação ao cemitério, é uma norma da ANVISA, que todo o paciente que falecer por COVID-19, deve ser enterrado imediatamente, não deve haver velório, para evitar aglomerações, por que o corpo continua contaminando as pessoas por um período de 24h. Então se uma pessoa falece durante a madrugada, ela deve ser enterrada de imediato. Não é que a gente queira, é algo que deve ser seguido.” Finalizou o Secretário de saúde. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.