1001 Classificados

SÃO LUIS GONZAGA: CAVALGADA É O PONTA PÉ INICIAL DO FESTEJO DE SÃO SEBASTIÃO NA COMUNIDADE POTÓ VELHO

          Aconteceu nesse domingo 7 de janeiro  na comunidade Potó Velho município de São Luis Gonzaga, a terceira cavalgada que precede o tradicional festejo de São Sebastião. A concentração para o evento  foi do Centro da Velha Rosa, em direção  ao povoado que contou com um bom número de pessoas da região adeptas  a essa modalidade esportiva e que vem crescendo em todo o Brasil.

                                 
                                    
O festejo de São Sebastião  em Potó velho inicia-se na próxima sexta feira. É uma tradição antiga e além de reunir familiares todos os anos, conta com  uma expressiva participação de populares da região e também de pessoas de outas cidades e até mesmo estados.
 As cavalgadas no Brasil surgiram durante o processo de ocupação de territórios, entre os séculos 17 e 18.
Conduzindo o gado bovino ou equino de uma fazenda para outra, os tropeiros, montados a cavalos ou burros, se acampavam para descansar; agradecer e pedir proteção divina para eles e para os animais. Era uma profissão bastante sofrida, mas fazia parte da vida de muitos brasileiros do meio rural daquela época.
Hoje, essa prática é considerada uma mistura de religião, esporte, aventura, mas principalmente um patrimônio histórico cultural, trazido com orgulho no peito de quem pratica. Promove fé e amizade. Além disso, as cavalgadas pelo País afora, desempenham um papel importante no comércio das localidades onde são realizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.