1001 Classificados

ENTREVISTA | DOUTOR ESCLARECE SOBRE REALIZAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS EM PEDREIRAS.


Nessa quinta-feira (23), a equipe do Tribuna 101 realizou uma entrevista com o Bioquímico do laboratório CIOP, Dr. Felipe Lourenço, para esclarecer a respeito dos Testes Rápidos para identificação do COVID-19 no Município de Pedreiras. Qual o valor, e como é realizado todo o processo foram temas abordados, confira: 

Sobre o processo para realizar o teste rápido, Dr. Felipe afirmou:  

“As clínicas de Pedreiras estão começando a oferecer esse teste pela ausência dos hospitais públicos, e as pessoas tem procurado bastante. O teste rápido é usado normalmente para teste de triagem (como HIV, Hepatite B,Cetc) e se esses testes forem positivos, você encaminha para um segundo teste mais específico para fazer a confirmação. Só que como a gente está vivendo uma coisa muito nova, e a carência no mercado, hoje os testes rápidos, junto com a PCR e imunofluorescência (que são outros métodos utilizados), eles estão basicamente sendo utilizados também como diagnósticos da doença” 

O Doutor afirmou que os testes rápidos não podem ser usados para qualquer pessoa, pois tais testes buscam encontrar os anticorpos formados pelo organismo quando entram em contato com o vírus causador da doença, e tal situação demora um pouco.  
Caso algum cidadão tenha contato com o vírus, os anticorpos demorarão um certo período de tempo para se formarem.  

Dr. Felipe explica: 
“Você deve aguardar oito dias após os sintomas específicos da doença, para poder fazer o teste rápido” 
Caso os sintomas não apareçam, e você apenas teve contato com uma pessoa infectada, deverá aguardar ao todo 21 dias para estar fazendo o teste rápido. 

Caso os testes deem reagente, a clínica em questão vai entrar em contato com a secretaria de saúde para realizar a notificação dos casos.  

Algumas Clínicas do Município de Pedreiras têm suspendido tais testes por falta de insumo, sobre isso, Dr. Felipe disse: 
“O mercado está complicadíssimo, está tudo muito caro e difícil, a disponibilidade de teste hoje é só por agendamento e esperar para chegar, e ainda tem que estar munido de uma sério de EPI’S, que estão muito caros. Além disse está tendo um problema que é bem mais grave que isso tudo, as pessoas estão procurando fazer o teste sem ter nenhum tipo de sintoma ou contato com alguém doente, e isso está sobrecarregando o mercado, e caso isso não mude, os testes vão ser cancelados. O laboratório que a gente terceiriza os exames da corona, já entrou em contato com a gente para explicar o que está acontecendo.” 

Dr. Felipe disse que Laboratório não tem a intenção de fazer exame em todas as pessoas, pois informações mudam constantemente em relação a tal doença, por ser algo bastante recente. Ou seja, a aglomeração de cidadãos que querem fazer tal teste desnecessariamente prejudicaria o laboratório. 

Apesar da procura ser muito grande, a grande maioria das pessoas não se encaixa no perfil necessário para realizar o teste rápido, não apresentando sintomas, ou não tendo contato com alguém infectado. O laboratório não realizará o teste em tais pessoas.  

Sobre uma possível procura por parte das prefeituras da região em clínicas particulares a fim realizar tais testes para identificar o vírus, Dr. Felipe disse: 

“Não temos contato com nenhuma prefeitura. Oque aconteceu foi que aquela paciente que foi positiva para o COVID-19 teve contato com os familiares, namorado, e outras pessoas que estavam na casa, essas pessoas apresentavam sintomas alguns dias atrás. O Prefeito Fred Maia então ficou preocupado com a situação, e então ele decidiu fazer dos dois pacientes, e eles se enquadravam no perfil, e o resultado foi reagente. Mas não nenhum contrato com a Prefeitura” 

Atualmente, as clínicas em Pedreiras disponibilizam dois tipos de testes, o referido Teste Rápido e por imunofluorescência, no qual, ambos funcionam da mesma forma, com apenas a metodologia sendo diferente. A média de preço varia em 200 e 300 reais.  
Não há necessidade de uma solicitação médica para realizar um teste rápido no momento. Todavia, cidadãos que vem encaminhadas de hospitais, sempre irão vir com a requisição do médico, para evitar congestionamento dos laboratórios, com exames desnecessários.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.