1001 Classificados

ENTREVISTA | EQUIPE DE SAÚDE DE PEDREIRAS ESCLARECE A RESPEITO DE VACINAS E CORONAVÍRUS.


Na manhã dessa quarta-feira (01), a equipe de saúde de Pedreiras esteve no estúdio da rádio cidade, durante o programa Tribuna 101, esclarecendo algumas dúvidas a respeito do Coronavírus (COVID-19), e da vacinação no Município. Karenn Cynthia (Secretária de saúde), Laís Amélia (Coordenadora da Atenção Básica), Macleya Gomes (Técnica da Secretaria de saúde), por exemplo, abordaram vários temas durante o balanço, no qual, você pode conferir abaixo: 

Laís Amélia, Coordenadora da atenção Básica, disse à respeito da vacinação no Município de Pedreiras: 
“A campanha já foi suspensa duas vezes em todo território nacional, pela falta da vacina, porque os laboratórios, por mais que eles produzam, não estão dando conta da demanda. E esse ano está sendo um ano diferente, porque aquela rejeição que existia, não está acontecendo, então os idosos estão procurando mais. A vacina da gripe não protege contra o coronavírus, e sim o H1N1, então eu queria pedir para a própria população em geral, que não ficassem pedindo vacina, porque o momento vai chegar, porque nós temos que dar prioridade para os nossos idosos e para os profissionais da saúde. Eu estou fazendo esse apelo até pelos a gentes comunitários de saúde que estão sendo muito cobrados. A gente vai, logo que a vacina chegar novamente na regional, a gente vai dar continuidade, porque a nossa meta é vacinar todos os idosos que chegam quase a 5 mil em pedreiras.” 

A meta para vacinar é 90% de todos os grupos, atualmente, 84% dos trabalhadores da saúde da cidade de Pedreiras estão vacinados, e idosos 53%. 


“Já que as crianças vão estar por um determinado período de tempo fora do calendário vacinal, eu peço que as mães não levem as crianças para ruas, com aglomerações, como supermercados, porque a gente não sabe aonde tem o vírus, independentemente de ter dado negativo aqui em Pedreiras, a gente não pode excluir a possibilidade de ter, porque existem assintomáticos, pessoas que podem ter, e não estão presentando sintomas, e o assintomáticos são os que mais transmitem” 

A estratégia de vacinação para os idosos continuará sendo em suas residências, seguindo o cronograma do Município.  

Macleya Gomes, técnica da secretaria saúde de Pedreiras, afirmou: 
“desde o nosso último boletim, permanece a mesma atualização, nós temos 03 casos suspeitos de COVID-19, e dois descartados. Desses três casos suspeitos, 02 é do sexo masculino, um do sexo feminino, na faixa etária de 19 a 22 anos. Se a gente faz um panorama epidemiológico de Pedreiras para o Estado, atualmente o Estado tem 754 suspeitos, 1.247 descartados, e um caso confirmado. Ou seja, a gente representa de casos suspeitos 0,39%, e de casos descartados 0,16%. Quem acompanha os boletins sabe que a maioria dos casos está em São Luís” 

A técnica chama atenção para o fluxo de viagens para São Luís para Pedreiras e vice-versa, pois há transmissão comunitária na cidade, logo, a população deve ter a sensibilização e evitar ter contato com pessoas com suspeitas ou até mesmo confirmados. Visto que o cidadão pode voltar assintomático, e passar o vírus para várias pessoas no Município. 

“A gente tem que fazer um isolamento social nesse momento, evitar estar com esse tipo de viagens, pois elas vão favorecer o fluxo do vírus. A secretaria Municipal da cidade de Pedreiras está trabalhando em uma sala de isolamento, dentro da RDC-50, que vai favorecer o processo de coleta, e isso favorece com que haja a proteção do profissional de saúde do vírus que está circulando na ala hospitalar.” 

Para a população, as orientações que deve ser tomadas continuam as mesmas, no qual, além de cuidar a si mesmos, devem estar vigilantes em relação ao seu próximo, no caos, caso haja alguém próximo a você que tenha recentemente viajado para Municípios com casos confirmados e apresente sintomas do Coronavírus, entre imediatamente em contato com o número abaixo: 
(99) 98454-2726 (Grupo técnico do COVID-19, caso suspeito ou grave).


Macleya afirmou que as pessoas ainda não têm consciência da problemática atual que o mundo vem passando, por isso tantos cidadãos estão formando aglomerações, contrariando as medidas do Estado. É preciso manter a higienização das mãos, o isolamento social, e se resguardar o máximo possível, para evitar possível infecções, principalmente aquelas que tem comorbidade. 
Karenn Cynthia, secretária de saúde de Pedreiras, disse a respeito dos centros de especialidade: 

“A recomendação do Ministério é que fossem suspensos os atendimentos laboratoriais, principalmente os atendimentos seletivos, e que não houvessem aglomerações, A população deve compreender que os atendimentos seletivos foram cancelados, e que quando voltar à normalidade, todo mundo vai ser avisado. A partir de sábado, o atendimento de obstetrícia e da pediatria no Hospital, vai estar sendo concentrado na clínica Nossa Senhora das Graças, para evitar o cruzamento de fluxo com pessoas com síndromes gripais. E o nosso Hospital Geral vai continuar atendimento à emergência e Urgência, e fazendo atendimento por todo o corpo de profissionais.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.