Ontem a população pedreirense foi informada sobre a detecção do primeiro caso confirmado de Covid-19 no município.
A surpresa se deu quando, quase que no mesmo instante do anúncio pela secretaria de saúde municipal, um vídeo do jovem Rodrigo Assaiante passou a circular nas redes sociais afirmando ter testado positivo para o vírus.
Rodrigo Assaiante ocupa o cargo de secretário de segurança e trânsito no município de Pedreiras e foi escalado, no início do mês de março, para coordenar as equipes do governo municipal nas ações de apoio aos desabrigados pela cheia do Rio Mearim.
Além dos inúmeros contatos físicos com desabrigados, Rodrigo também manteve contato físico com membros da equipe com aproximadamente 80 pessoas entre servidores e voluntários durante bom período e só deixou suas atividades na semana passada, quando começou a sentir os sintomas.
A exposição de servidores a locais de risco sem o fornecimento dos devidos equipamentos de proteção colocam tanto o prefeito como também os secretários de saúde, infraestrutura e assistência social na mira de processos judiciais que podem culminar em multas, até mesmo a perda de mandato.
O artigo 7º da nossa carta magna traz em seus incisos obrigações quanto à segurança no trabalho, o que não foi e nem vem sendo obedecida pela atual gestão, a exemplo dos garis flagrados por internautas trabalhando essa semana sem os equipamentos básicos como é o caso das máscaras. Mas isso fica a cargo dos nossos vereadores e do Ministério Público.
A gestão do prefeito Antônio França parece não se importar com a presença do vírus circulando no município e com a eminente possibilidade de contaminação em massa, pois nem mesmo os familiares do secretário infectado foram procurados por membros da secretaria de saúde para acompanhamento preventivo ou até mesmo para dar-lhes as devidas instruções.
Hoje, em breve conversa com Alexandre Assaiante, irmão de Rodrigo, fui informado que nenhum profissional da área foi enviado nem mesmo para fazer levantamentos de informações com os parentes próximos do secretário Rodrigo.
O que nos intriga é que dinheiro não tem sido o problema para a gestão pois o município recebeu mais de meio milhão de Reais do governo federal.
O prefeito por sua vez não tem se pronunciado publicamente e nenhuma informação mais precisa tem sido dada pelo gestor sobre a destinação e as ações emergenciais que sua equipe pretende executar.
A população começa a dar sinais de pânico e a insegurança vem se alastrando entre os serviços públicos, principalmente após a divulgação do primeiro caso confirmado.
Além da escassez do material de proteção para os servidores públicos, outros problemas vêm tirando o sono de muitos pedreirenses, pois o município não dispõe de sala para estabilização, nem mesmo de uma ambulância adequada para transferir paciente com a devida segurança.
Pelo visto nem mesmo treinamento será oferecido aos profissionais da área da saúde.
Com ruas esburacadas a população até consegue se acostumar, porém com a vida não cabem paliativos muito menos remendos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.