1001 Classificados

PEDREIRAS: QUARTA, DIA 21 DE MARÇO, DIA INTERNACIONAL DA ÁRVORE

Nessa quarta-feira, 21 de março, é comemorado o Dia Internacional das Florestas e da Árvore, e justamente na véspera dessa data ocorreu na cidade algo que chamou a atenção, algumas árvores foram derrubadas no bairro do Engenho. O blog faz esse registro no sentido de alerta, porque o corte de árvore é um crime ambiental, podendo ser realizado somente com estudo e autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mesmo que a árvore esteja no seu quintal; o infrator poder ser condenado a pagar multa ou pena que varia de acordo com cada município, e se a mesma for de preservação permanente ou madeira de lei como: Jatobá, Pau-Brasíl, Peroba, Cedro e outras incluidas na Lei nº 12.651, Art. 4, o corte ou poda é crime e infração administrativa, fatores que agravam ainda mais a transgressão.
O Dia Internacional da Árvore serve para conscientizar as pessoas sobre a importância que os biomas florestais possuem para sustentar da vida em todo planeta. Várias organizações não governamentais, escolas e empresas promovem atividades de arborização e reflorestamento pelas cidades de todo o mundo, criando os chamados "espaços verdes".
As florestas são apelidadas de "pulmão do mundo", e não é à toa. As árvores ocupam cerca de 30% da superfície da Terra sendo responsáveis pela fotossíntese (processo de produção de oxigênio a partir da absolvição de dióxido de carbono - CO2).
No Brasil, o Dia da Árvore e Florestas tem um significado ainda mais importante já que o país acolhe a maior floresta do planeta: a floresta amazônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.