1001 Classificados

DEPRESSÃO E ISOLAMENTO SOCIAL | COMO CUIDAR DE SUA SAÚDE MENTAL DURANTE A QUARENTENA.



No cenário mundial atual, o medo predominante que ronda os cidadãos é uma possível contaminação pelo vírus, tanto em si mesmo, quando em seus entes queridos. De fato, tal sentimento é perfeitamente plausível, todavia, oque não tem se notado com a devida atenção, são os riscos psicológicos que aparecerem como consequência dessa nova realidade, podendo gerar uma outra “pandemia”, não se referindo à um vírus em si, mas de uma doença silenciosa, e igualmente mortal.


Devido ao isolamento social, várias atividades outrora comuns, como “passear na calçada com seu cachorro”, se tornaram raridade, e sinônimo de um possível perigo à saúde, especialmente se você estiver enquadrado nos chamados “grupos de risco”. E, pelo fato dessa interrupção ser tão repentina, a população não teve ao menos um certo tempo para se preparar para o pior.

O fato é, se isolar em uma residência dá espaço para outra doença que vem assolando a humanidade nas últimas décadas crescer, no caso, a depressão. O contato humano, que é a base para a conivência em sociedade de qualquer pessoa, agora, foi bastante reduzido, e as condições psicológicas no Brasil, que já eram preocupantes, pioraram (11,5 milhões de pessoas sofrem com problemas relacionados à depressão), fato esse visto em um levantamento feito com mais de 1.460 pessoas, em 23 estados, pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), no qual foi constatado que casos de depressão saíram de 4,2%, para 8%, e os de crise aguda de ansiedade foram de 8,7% para 14,9% (Uma alta assustadora de 71%).

Outro fator preocupante é a saúde mental de idosos, que geralmente já é frágil, agora, por ser o principal grupo de risco durante a pandemia, o medo de um possível óbito tende a piorar a situação.

Oque fazer, então?

Dentre as principais capacidades evolutivas na história de espécies da terra, a mais importante não foram tamanho de garras ou dentes, mas sim a “simples” capacidade de adaptação, capacidade essa que a humanidade domina com uma certa maestria.
E, dessa forma, atualmente não seria diferente, mesmo com tal pandemia, que nos distancia fisicamente, o ser humano sempre busca uma forma de se conectar, visto que essa é a verdadeira essência humana.

Mas afinal, oque você poderia fazer para manter sua saúde mental em dias?

Conversar de forma constante através de vídeo-chamadas ou chamadas comuns auxilia seu cérebro a se sentir “acompanhado” e “acolhido”, além disso, adotar práticas “simples” do dia a dia, ajuda seu emocional evoluir.

No caso, definir lembretes para realizar exercícios físicos, ou quem sabe, desenvolver uma nova habilidade, como pintura, gastronomia, dança, ou música, vai complementar sua mentalidade. 
Vale ressaltar o cuidado com “discursos adoecedores” como “aproveitar ou recuperar o tempo perdido” durante a pandemia, pois podem gerar ainda mais ansiedade em um momento que já há predominância dessa mesma. E ainda, limitar o consumo de informações é importante, quanto se manter informado. Você já deve conhecer aquele famoso ditado popular “Tudo em excesso é veneno”, e isso também se aplica a notícias. Veja o essencial, não o alarmismo desnecessário.

É bom salientar que, simplesmente admitir sua fragilidade diante dessa situação, é o primeiro passo para melhorar. Cada pessoa tem seu tempo próprio, e o molda de acordo com sua realidade, não havendo necessidade de existir “competições” em relação a produtividade, visto que isso é algo extremamente subjetivo.

Estar desmotivado e entediado, é comum, e faz com que as pessoas olhem para seu próprio interior, em busca de respostas para lidar com a realidade que as rodeiam. No fim, a reposta que muitos procuram no “exterior”, de fato, sempre esteve no “interior”, porém, às vezes, é preciso de uma mão amiga para fazer com percebamos, e não há problema algum nisso.

Caso você esteja sentindo sintomas de depressão, ansiedade, os pensamentos negativos em excesso, entre em contato com o CVV (Centro de Valorização à vida), que atende de forma voluntária e gratuita todas as pessoas que precisam conversar, tendo total sigilo por telefone, e-mail, e chat (24h por dia).

Ligue: 188
Ou acesse o site:

Cuide do seu bem estar.
Fique bem. 😊


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.