1001 Classificados

ENTREVISTA | INQUÉRITO SOROLÓGICO PARA COVID-19 SERÁ REALIZADO EM PEDREIRAS E MAIS TRÊS MUNICÍPIOS.


A equipe do Tribuna 101 realizou uma entrevista com a Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças da Regional de Saúde de Pedreiras, Suzana Pacheco, para falar sobre o Projeto  Inquérito Sorológico  COVID-19, que será realizado no Estado do Maranhão, uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde e Universidade Federal do Maranhão.


Os Municípios contemplados em nossa Região de Saúde foram quatro, dentre eles: Pedreiras, Trizidela do Vale, Igarapé Grande, e Poção de Pedras.

Sobre a pesquisa, que tem o objetivo de estimar a prevalência de anticorpos contra o vírus SARS-COV-2 na população do Estado do Maranhão. Em cada município serão coletadas 34 amostras para realização de exame sorológico.

 A coordenadora afirmou:
“É uma pesquisa da Secretaria de Estado de Saúde com a UFMA (Universidade Federal do Maranhão), eles irão realizar um inquérito populacional domiciliar por amostragem para estimar as prevalências de anticorpos contra o vírus SARS-COV-2 no Maranhão. A pesquisa será realizada em área do município sorteado onde serão coletadas amostras para fazer a sorologia de 4.080 pessoas em todo o Estado. Em cada cidade sorteada, foi delimitado um setor censitário, para a pesquisa."

A equipe de pesquisa é composta por entrevistador da Regional de Saúde, coletador, motorista, Agente Comunitário de Saúde, ACE, cedidos pelos municípios, como apoio Gestor Regional, supervisor Regional e Supervisor de Campo da SES.


Os profissionais dos municípios serão um apoio importante nesse momento para que facilite a localização dos domicílios.

Os domicílios serão localizados no perímetro delimitado onde na residência escolhida, um membro da família será sorteado para participar da pesquisa. O pesquisador vai fazer uma entrevista utilizando um aplicativo de celular, e será coletada uma amostra de sangue, essa entrevista será encaminhada para UFMA, e a coleta para o Laboratório municipal e a Regional encaminhará para o LACEN, em São Luís.

Os profissionais estarão identificados com a credencial, colete, e paramentados com o equipamento de proteção individual
A coordenadora explicou que, caso o membro da família sorteado se recuse a responder a entrevista, os profissionais não poderão coletar de outro familiar, tendo que seguir adiante em outra residência.

“O método utilizado nessa pesquisa foi todo elaborado pela UFMA, a Regional em parceria com o município executarão a pesquisa e serão supervisionados por um supervisor de campo que está vindo da Secretaria de Estado da Saúde para acompanhar essas equipes.”


Agradecemos a colaboração da população e principalmente dos Gestores municipais pelo empenho nessa pesquisa tão importante para o Estado do Maranhão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.