1001 Classificados

CAPITÃO E TENENTE DO CORPO DE BOMBEIROS DE TRIZIDELA ESCLARECEM SOBRE O COMBATE CONTRA AS QUEIMADAS NO MARANHÃO.


A equipe do Tribuna 101 esteve na manhã dessa segunda-feira (17), na cidade de Trizidela do Vale, realizando uma entrevista com a Tenente Natália e o Capitão Machado, falando sobre o decreto Nº 36032 editado pelo Governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino, sobre as queimadas, assim como esclarecendo sobre a excursão realizada para o Município de Mirador.


A tenente afirmou que a região vem passando por um período de estiagem, n qual a umidade do ar está baixa e a temperatura elevada, logo, cooperando assim para um aumento de queimadas.

“O nosso governador preocupado, agora ano dia 10 de agosto, editou um decreto que proíbe qualquer tipo de fogo para limpeza e manejo de terrenos. Logo começou a valer no dia 10 de agosto, e vai até o dia 30 de novembro. É claro que nós temos a ressalvas da lei federal, nº 12651, que são as partes das atividades agropastoris, quem tiver em um situação que se enquadra nessa lei, que precise realizar essa queimada, deve se dirigir à secretaria do meio ambiente do seu município, e a secretaria vai contatar o corpo de bombeiros, esse mesmo vai emitir um parecer técnico e vai enviar à secretaria de Estado do meio ambiente e recursos naturais, que é a SEMA, ficou decretado que é a SEMA que vai decidir se a pessoa física ou jurídica vai realizar a queimada.”


A Tenente ressaltou para aquelas pessoas que infligem tal decreto, há lei, no qual o indivíduo responderá em três esferas: Criminalmente, civilmente, e o dano ao meio ambiente.

“Eu como poder público e você também, temos o dever de cuidar do meio ambiente, como dito no Art. 225, que nós temos que cuidar do meio ambiente, quanto para as pessoas do presente, quanto para a sociedade futura.”

Capitão machado, em entrevista, esteve esclarecendo o porquê da excursão à cidade de Mirador:

"O governo do Estado, a partir do decreto, está preocupado com a situação do Meio Ambiente que é constitucional e dever e obrigação do cidadão, quer que seja funcionário publico ou não. O que a gente tem observado, é que muita das vezes, com o desejo de satisfazer alguma construção civil, o cidadão acaba não observando que quando ele desmata, prejudica o ecossistema, e acaba agravando a questão do meio ambiente, nós fizemos uma excursão no Município de Mirador, porque ele tem um reserva ambiental preservada por lei, e nesse momento de estiagem, a preocupação do governador é que as queimadas sejam zero, porque todos nós sabemos que o Rio Itapecuru nasce na região do parque de Mirador, e ele está ameaçado, sendo que ele é responsável por quase total abastecimento da região metropolitana de São Luís."


A visita foi realizada juntamente com comandante geral do corpo de bombeiros, Coronel Sélio Roberto, Coronel Edilene, comandante do batalhão de Polícia Ambiental, e Secretário da SEMA Estadual, no qual várias excursões foram realizadas pelo local a bordo do H-3 do centro tático aéreo. Na ocasião, foi conseguido atuar carvoaria clandestina, desmatado e queimadas no local.  

O capitão afirmou que no ano de 2019, esteve no mesmo Município fazendo uma visita, e lá, os guardas florestais informaram que mais de 40 fluentes do Rio Itapecuru deixaram de existir, por conta da agressão ao meio ambiente por parte do homem.

“Ainda há uma cultura milenar no Brasil e nosso Estado, de que queimar faz bem para nossa terra, mas, no entanto, os técnicos agrônomos confirmam, que quando ateio fogo na terra, estou de forma inconsciente e consciente destruindo minha produção futura, porque os nutrientes da terra vão enfraquecer, e uma terra fraca não produz um fruto forte.”

Governador ele descentralizou a ação da SEMA no Estado do Maranhão, tendo equipes em Fernando Falcão, Mirador, Balsas, Barra do Corda e Arariboia para combater ações que prejudiquem a natureza.

“Quero ressaltar que o Prefeito de Trizidela e o de Pedreiras, à exemplo de 2018 e 219, 30% do trabalho de preparação da terra é feita com máquina agrícola, o prefeito não pode arcar com 100%, mas se puder 30%, serão 30% de focos de incêndios à menos.” Disse o capitão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.