1001 Classificados

ENTREVISTA | SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE DE PEDREIRAS ESCLARECE SOBRE PROBLEMAS COM QUEIMADAS.



A equipe do Tribuna 101 entrevistou na manhã dessa sexta-feira (14), o secretário de Meio Ambiente de Pedreiras, Francisco Flávio, (conhecido popularmente como cacimbão), para falar sobre uma situação complicada no qual os moradores do Povoado Pacas e Marianópolis vem passando, por conta das recorrentes queimadas, e as futuras ações que a secretaria irá tomar quanto ao fato.


Por conta da pandemia do COVID-19, tais queimadas (também chamadas de ‘caeiras”), oferecem grandes prejuízos, não só para o meio ambiente, mas também para a população, visto que por conta do acúmulo de fumaça, a respiração dos cidadãos que estão próximos à situação é comprometida, aumentando letalidade da doença. Sobre isso, Francisco Flávio afirmou:

“Nós recebemos inúmeras denúncias de Marianópolis, ano passado, a secretaria de meio ambiente esteve lá, e já temos o endereço específico dos responsáveis. A gente já notificou e advertiu para que eles não fizessem novamente. Infelizmente, esse ano, que é um ano que não deveria estar acontecendo essas queimadas, por conta da pandemia do coronavírus, nós recebemos a denúncia essa semana, e nós já íamos até em cidadão para fazer a advertência, e caso ele venha a continuar a persistir, nós vamos tomar uma providência, muta-lo, e encaminha-lo ao Ministério Público, caso ele não atenda a designação dos fiscais do meio ambiente.”

O secretário afirmou que já esteve falando com o corpo de bombeiros, Associação comercial de Pedreiras, e secretarias de trânsito, infraestrutura e agricultores, organizando, provavelmente para a próxima semana, uma reunião online, para que seja debatido o referido tema, assim como assinar um documento com o sindicato dos trabalhadores para que seja divulgado a proibição das queimadas no município de Pedreiras, visto o prejuízo para o meio ambiente.

“Nós temos nossa educadora ambiental, Alice, que todos os anos vamos na zona rural com o carro de som, e comunicamos essas pessoas, por meio de uma palestra educativa, orientando como fazer. Eu acho que todo cidadão é professor nessa questão de queimada, que sabem que é proibido, mas como é cultural eles fazem, eu acho que todos são conscientes. Infelizmente muitos esquecem dos seus deveres com o próximo, e termina cometendo irregularidades. Mais uma vez, a secretaria de meio ambiente vai a zona rural, colocaremos carro de som tanto na referida zona rural, quanto na zona urbana, para falar sobre a questão da queimada, e conscientiza-los mais uma vez.” Afirmou por fim o secretário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.