1001 Classificados

QUAL É MESMO A FINALIDADE DE UMA BARRAGEM?


barragem, açude ou represa, é uma barreira artificial feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades. A sua utilização é, sobretudo para o abastecimento de água nas zonas residenciais, agrícolas, industriais, produção de energia elétrica (energia hidráulica), ou regularização de um caudal.
A Barragem do Flores, construída na década de 80, possui vertedouro e sangradouro, que com o aumento do nível da água dos Rios Flores e Mearim, tem a função de conter a água no período das chuvas, evitando enchentes em vários municípios da região. Faz parte ainda da recuperação da barragem, a instalação de duas turbinas para geração de energia elétrica.
Com o  intuito de revitalizar  dois projetos de irrigação na região em fevereiro de 2013, representantes do (DNOCS) Departamento Nacional de Obras contra as Secas e  (SAGRIMA) Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Maranhão, estiveram no Distrito de Irrigação e na Barragem do Rio Flores, localizados nos municípios de Joselândia e Santo Antônio dos Lopes. Naquele ano, a visita técnica teve como principal objetivo avaliar a situação atual do distrito de irrigação, que deveria ser revitalizado logo após a conclusão de processo licitatório previsto para ser iniciado ainda no mês de  julho do mesmo ano. O governo do estado tinha solicitado  ao Ministério da Integração Nacional, para revitalizar o projeto e essa visita foi para verificar a área de plantio e levantar com os irrigantes as necessidades do projeto em Piloto I, localizado em Santo Antônio dos Lopes  e Piloto II em Joselândia e que infelizmente não foram reativados. 
O Distrito de Irrigação compreendia uma área total de 1800 hectares, sendo 500 deles destinados à fruticultura irrigada, que iria contemplar 47 produtores. 

TIPOS DE BARRAGEM: 
As barragens são feitas de forma a acumularem o máximo de água possível, tanto através da chuva como também pela captação da água caudal do rio existente. Faz-se a barragem unindo as duas margens aprisionando a água na albufeira (represa artificial das águas correntes ou pluviais, para irrigação). As barragens são muito importantes para o mundo moderno, pois são elas que permitem que haja água potável canalizada nas grande metrópoles mundiais.
É por esse facto que antes de se construir uma barragem é necessário fazer estudos de impacto ambiental. Dessa forma, a barragem deixa passar um caudal ecológico que tem como função preservar os ecossistemas já existentes no rio e respectivas margens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.