1001 Classificados

HEMONÚCLEO DE PEDREIRAS VAI PASSA POR REFORMA

O HEMONÚCLEO, Unidade de Pedreiras construído há 13 anos, vai passar por uma reforma. A autorização foi do próprio Governador Flávio Dino que atendeu a uma solicitação da sua diretora, Sra. Luciana Amorim;  "Eu solicitei do governador a reforma do prédio quando ele esteve aqui semana passada visitando os desabrigados pela cheia do Rio Mearim. Ele chamou o Secretário Kleiton Noleto e autorizou a reforma", Disse.
A Diretora já está entrando em contato com a Secretaria de Infraestrutura do Estado, para saber quando as obras irão iniciar.
Aproveitando a oportunidade falou de como encontra-se o estoque de sangue, disse que está bom, mas no momento está precisando de "O" e "A" negativos por serem tipos sanguíneos mais difíceis.

Como é feita uma doação de sangue?
A doação de sangue segue cinco (05) passos básicos:
1 - Cadastro: O doador, portando um documento oficial com foto, é cadastrado e recebe um questionário para ser respondido. Esse questionário tem o objetivo de avaliar se há alguma situação ou doença que impeça a doação de sangue, portanto as respostas devem ser sinceras e qualquer dúvida deve ser esclarecida na próxima etapa - a triagem clínica.
2 - Triagem clínica: O doador é entrevistado e examinado por profissional de saúde, em local que garanta a privacidade e o sigilo das informações. Esse profissional verifica as respostas do questionário e avalia pessoas com alto risco de transmitir doenças pelo sangue. O doador deve ser consciente de que as suas respostas são muito importantes para garantir a sua integridade física, bem como a de quem vai receber o seu sangue. A segurança do paciente que recebe transfusão começa com o doador.
3 - Coleta de sangue: A coleta de sangue dura no máximo 10 minutos. Todo o material utilizado é estéril e descartável Não há risco de contrair doenças doando sangue.
4 - Lanche: após a doação o doador recebe um lanche e informações sobre os cuidados básicos que devem ser tomados após a coleta do sangue.
Requisitos básicos para doar sangue:
Para doar sangue, você precisa estar com um documento oficial de identidade com foto (Poe de ser a sua identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional), estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50kg e não estar em jejum (evite apenas comer alimentos gordurosos nas 3 horas que antes da doação).
Algumas situações específicas impedem você, temporariamente, a doar sangue. São elas:
- Febre acima de 37°C
- Gripe ou resfriado
- Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana)
- Amamentação (até 1 ano após o parto)
- Uso de alguns medicamentos
- Anemia
- Cirurgias
- 72 horas após uma extração dentária
- Tatuagem: impedimento por 01 ano
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
- Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.