1001 Classificados

PEDREIRAS DEBATE CULTURA: 5ª REUNIÃO DO CONSEC ENCERRA-SE HOJE NA CIDADE

Encerra-se hoje a 5ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Cultura (CONSEC-MA) que acontece em Pedreiras, cujo objetivo é discutir como o governo deve trabalhar as políticas culturais dos municípios no Maranhão.
Os debates que iniciaram nessa quinta, seguem até essa sexta-feira, 26 de julho. O evento conta com as presenças do Secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, do Presidente do Conselho Firmino Inácio Fonseca e de outros conselheiros do Maranhão. Conta ainda com a presença da Presidente da Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo, Francinete Braga e do Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Pedreiras Samuel Barrêto. Aqui temos as presenças também de vários conselheiros de cultura e aconteceu uma rodada de debates de várias propostas para a cultura do Maranhão. Foi interessante e produtivo e espero que isso possa ser o primeiro passo de muitos.” Disse Samuel Barreto do conselho de Pedreiras.
O Secretário de Cultura Anderson Lindoso, enfatizou o compromisso do governo do Estado com as políticas culturais do Maranhão. Por isso que a reunião do conselho existe, que as demandas serão analisadas porque o governo tem que ter orçamento para atender as reivindicações. Ele lembrou ainda do potencial turístico, visto que Pedreiras já existe um conselho voltado pra esse assunto. “O Maranhão tem um grande potencial turístico e devemos explorar da melhor forma possível. Estamos fazendo que o turista que vem visitar São Luís, tenha interesse de ir ao interior, desfrutar dessa variedade imensa. Em Caxias tem Gonçalves Dias, aqui em Pedreiras tem João do Vale, temos a chapada das mesas, enfim O Maranhão é rico e estamos mostrando isso pro pais.” Enfatizou o secretário.   
A Presidente da FUP Francinete Braga destacou a importância do encontro não só pelo fato de Pedreiras sediar o evento, mas porque Pedreiras é terra de   um forte potencial cultural. “É importante estarmos aqui com esses segmentos culturais para cobrar recursos para Pedreiras e nos ajudar a fomentar nossa cultura que é muito forte, muito bonita, mas precisamos de mais recursos para ser implementada.” Disse Francinete Braga.
A Presidente da FUP acrescentou o quer for deliberado no encontro, será transformado em resolução e apresentado a secretaria de cultura do Estado. Frisou sobre o projeto que trata do centenário de Pedreiras que será comemorado ano que vem, e outros que incluem recuperação do Largo João do Vale, o memorial do maranhense do século e estruturar para o turismo a comunidade Lago da Onça, local onde o poeta nasceu. 
Na oportunidade do encontro que aconteceu no prédio da câmara municipal de Pedreiras, foi realizada uma feira de artesanato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.