Educadores,
membros do conselho municipal de educação e do FUNDEB, sindicato dos
servidores do município e uma equipe da secretaria de educação, reuniram-se
nessa segunda-feira, dia 01 de julho, na câmara de vereadores, onde foi
apresentado um relatório sobre a situação de algumas escolas da Zona Rural
do município de Pedreiras (MA) que começou a ser produzido em 27 de maio
até 11 de junho desse ano.
O
relatório exibido mostrou uma verdadeira ausência de estrutura
física nas escolas, onde em algumas delas existe ainda a
logomarca de governos passados, falta material didático, carteira,
birô, mesa e em se tratando de material de expediente, até papel
higiênico.
A
secretaria de educação, alegou que a falta de material de higiene e limpeza nas
escolas, foi em virtude da demora na licitação e que os produtos comprados
chegaram praticamente três meses do início do ano
letivo.
A
secretária de educação Débora Regina, disse que além do relatório
apresentado, a secretaria possui também um outro que retrata a
realidade das unidades educacionais. Admitiu que as unidades necessitam das
reformas e que pra isso acontecer, o governo precisa realizar um
planejamento mais especifico para sanar os problemas de estrutura. “Nós temos também um diagnóstico de todos os
estabelecimentos de ensino, das 21 escolas do campo e as 17 da sede. Dentro
dessa realidade financeira e um planejamento mais específico, vai se procurar
sanar essas dificuldades com relação a estrutura das escolas. É uma ação
que requer organização porque precisa de um financiamento mais amplo.” Destacou
a secretária de educação.
Os
vereadores que participaram da audiência, questionaram a secretária de educação
quanto a alegação de que as reformas não foram feitas, porque o município não
dispõe de recursos. Se não tem dinheiro, eles também lembraram que o governo
alugou um prédio por 11 meses no valor de quase 50.000,00 para funcionar
uma escola e que nunca funcionou. “O
que a gente viu aqui de concreto ainda não tem nada. O que foi colocado aqui é
que vamos ver, vamos planejar, vamos ver se tem recursos. Cadê os recursos dos
royalties, cadê os recursos do Fundeb? E fizeram pagamento de aluguel de prédio
de quase 50.000,00 sem funcionar nada.” Questionou o vereador Robson Rios.
O
presidente da casa Bruno Curvina se pronunciou, disse que a audiência foi
proveitosa, mas lamentou a ausência do ministério público e que algumas
questões precisam ainda ser avaliadas com mais detalhes, a exemplo do aluguel
que a prefeitura pagou para a escola Reio Infantil e que nunca funcionou.
Questionou
sobre a falta de material de expediente que as escolas só receberam
praticamente 4 meses depois do início no ano letivo de 2019. Ele ainda cobrou
da secretaria providências quanto a reforma das escolas que estão necessitando
e um levantamento sobre ações feitas ano passado, a exemplo do trabalho
realizado na unidade do Povoado São Raimundo e que segundo a diretora, não
foi satisfatório.
Essa
triste realidade retratada na educação, foi somente em algumas escolas das
comunidades, faltando um outro relatório ser produzido nas unidades da
Zona Urbana.
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