1001 Classificados

ENTREVISTA | PROCISSÃO FLUVIAL SIMBÓLICA É REALIZADA EM HOMENAGEM A SÃO PEDRO.



Na última segunda-feira (29), A tradicional procissão fluvial em homenagem à São Pedro, padroeiro dos pescadores, foi realizada no Rio Mearim. Apesar da atual situação mundial, com a pandemia, e as diferenças no rito religioso, a tradição foi seguida. A equipe do Tribuna 101 esteve no local entrevistando as autoridades presentes.


Padre José Geraldo, sobre o acontecimento afirmou estar expressando alegria e fé, por meios dos paroquianos presentes, unidos à colônia de pescadores, rezam a são Pedro e são Paulo, no dia dedicado a eles. A realização foi feita seguindo às normas de saúde e higiene, descendo no rio uma quantidade reduzida de canoas, sendo cada uma delas composta somente por membros da família. A distância necessária foi mantida, e a missa, que tradicionalmente é feita na rampa de desembarque, foi realizada dentro da colônia, por meio de live em redes sociais.


Sebastião de Moura Carvalho, presidente da colônia de pescadores Z-28 de Pedreiras, disse que apesar desse ano ser diferente, a tradição deve ser seguida, se adequando as normas que a lei determina de higiene, e distância. Por fim, afirmou:
“Fé em Deus, no próximo ano será melhor”



Raimunda gama, sobre o evento disse:
“Tivemos desde o dia 20, até o dia 28, com o povo muitíssimo reduzido, foi assim o festejo, mas a nossa tradição, cultura, fé e amor, por Pedreiras e santuário paróquia de são benedito, não poderíamos deixar em branco. Estamos muito felizes, porque apesar de todas as dores, conseguimos sorrir, fazendo acontecer a festa dos padroeiros dos pescadores, o primeiro papa da nossa igreja, e o primeiro homem chamado por Jesus. E é esse homem que estamos preparando o andor dele, pra encerrar com uma procissão muito pequena, não podemos tirar o pescador das águas, porque provavelmente é ali que eles moram. A missa que seria na rampa de desembarque, será feita dentro da colônia.”



Paula Maratá, que também saiu na tradicional procissão fluvial afirmou:
“Um ano diferente, uma coisa nova, mas mesmo assim, está muito gente vindo ainda, eu nem esperava essa quantidade de pessoas. A gente fica feliz, estão de parabéns todos que fazem esse processo dessa procissão. Pedir a São Pedro que nos proteja, para no próximo ano, fazermos uma procissão à altura.”


Deputado Vinicius louro, também presente na celebração, disse:
“Quero parabenizar o Padro José Geraldo, porque sempre dispôs através do santuário de são benedito, sempre preocupado, sempre organizando junto com o Sebastião da colônia de pescadores, hoje realizando esse evento, que não poderia deixar de acontecer. O padre teve a sabedoria de fazer a canoagem, lógico que não é aquela que a gente esperava, a grande procissão com a multidão para fazer a missa, mas mesmo assim, o povo está marcando presença, respeitando a questão das máscaras. Então, parabéns o Padroeiro dos pescadores, São Pedro.”





O Prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia, também acompanhando a saída do Santo padroeiro, São Pedro, disse estar triste, e indagou:
“já que foi liberado os bares, comércio, porque não está liberado a fé?”
Em sua opinião, missas e cultos deveriam ser liberados para os cidadãos realizarem seus atos de fé, ressaltando que não concorda com esse tipo de privação em relação às instituições religiosas.
“Nós temos que se adaptar, a vida tem que seguir, as coisas vão ter que acontecer. O país está parado, para umas coisas está podendo e para outras não, temos que cair na real, reorganizar tudo e começar nossa vida, pra que nossas cidades possam a voltar a crescer”


Confira abaixo vídeo e fotos do momento:
























Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.