1001 Classificados

ENTREVISTA | VEREADORES VOTAM PARA A ABERTURA DA CPP NA CIDADE DE PEDREIRAS.


Na manhã dessa sexta-feira (26), a sessão da câmara de vereadores de Pedreiras foi realizada, onde, onde foi realizada uma votação para abertura da CPP (Comissão Parlamentar Processante). A equipe do Tribuna 101 esteve no local entrevistando as autoridades presentes.


O Presidente da Câmara, Bruno Curvina, disse que a sessão realizada nessa quinta-feira demonstra como a casa legislativa tem sido, ou seja, “Transparente e ágil”. E, respeitando a vontade e expressão própria de cada vereador, hoje foi dado a entrada na comissão parlamentar processante, por 10 votos “sim” e 02 “não”, onde a vereadora Ceiça será a Presidente, Vereador Jotinha será relator, e Vereador José Renato será membro.

A comissão se reunirá nos próximos dias, e irão convidar o Prefeito Antônio França para exercer sua defesa. Nesse ponto, Bruno Curvina ressaltou que a casa legislativa, no momento, não está condenando ninguém, ou seja, a condenação irá vir mediante a avaliação dos fatos apresentados, após defesa do Gestor do Município Antônio França.
A sessão foi aberta para a população de Pedreiras, que se fez presente, obedecendo a questão do distanciamento social por conta do COVID-19.


Maurício Luís, que foi o autor da denúncia na câmara Municipal, afirmou em entrevista:
“Já existe uma condenação em primeira instância do juiz Dr. Marco Adriano, e eu não vi dificuldade nenhuma em eu fazer a minha denuncia a essa casa, representante da sociedade e do povo em modo geral, e que está aqui legislar em favor do povo, e não a de si mesmo, e hoje, os vereadores deram sua resposta”


Vereadora Ceiça, Presidente da Comissão parlamentar processante, e que votou sim, para a abertura da CPP, disse:
“A câmara fez o que deveria ter feito, votado por 10 x 2, no qual agora, depois do “sim”, para o recebimento do fato, foi feito um sorteio entre todos os vereadores, e eu fui uma das pessoas sorteadas, vereador Jotinha e Vereador Zé de Renato também, em seguida eles me escolheram para ser a presidente, e eu escolhi o Jotinha para ser Relator, e o Zé Renato para ser membro. Nós temos 05 dias para trabalhar, e notificar, eles terão 10 dias para se defender. Depois que a gente terminar todos os trabalhos, a gente vai fazer um relatório, e esse relatório volta para a câmara, e em seguida, terá a DECISÃO. Mas com isso, precisará ter 2/3 dos vereadores aprovando ou derrubando o relatório. Hoje foi aberta a comissão parlamentar processante, depois de todo esse trabalho, é que vamos saber realmente se irá ter ou não cassação”



Vereadora Ceiça ressaltou a importância do processo, visto que a câmara de vereadores pôde exercer seu papel para com a população de Pedreiras.


Vereador Robson Rios, último a votar, mediante uma denuncia protocolada por um popular na casa, disse:
“Na verdade, essa denúncia chegou a essa casa, foi lido na sessão passada, e agora veio hoje ao plenário, para que os vereadores acatassem ou não, e posteriormente ser criada a comissão parlamentar processante. Eu me baseei, além disso, naquilo que foi vinculado nos meios de comunicação, que foi uma decisão judicial. E eu, me deparando com essa situação, vi que esse tratava de uma mesma coisa, ou seja, da denúncia, da contratação, do Prefeito contratando irmão sem processo licitatório, desrespeitando nosso ordenamento jurídico. E na época, alguns vereadores denunciaram ao Ministério Público, e ele investigou, e o Juiz sentenciou o Prefeito, inclusive condenado. Então a gente formou uma consciência, e votou sim, para que essa casa possa criar uma comissão parlamentar processante, onde dará direito ao Prefeito ser ouvido, testemunhas, etc. Então nós fizemos nosso papel, que é dar continuidade ao processo.”


Vereador Jotinha, que na ocasião, votou sim para a abertura da CPP, disse:
“tendo em visto que foi uma denúncia de um popular de Pedreiras, e já existe uma tramitação uma condenação do poder judiciário no tocante essa denúncia, e a gente achou por bem representar o povo e votar sim. Hoje essa câmara de Pedreiras passou por mais um momento histórico e tenho certeza que isso será lembrado.”



Vereador Adonias Quineiro, que votou “sim”, afirmou que fez tal ação por estar do lado do povo, e repudiou aqueles que votaram contra, e por fim, parabenizou toda a casa legislativa pelo trabalho realizado na sessão.


Vereador Zezinho do Amor, que na ocasião, votou não, disse em argumento:
“Muitos vereadores querem mandar em nosso voto, mas cada um tem sua opinião. Se eu fosse contra o povo, eu não estaria fazendo meus trabalhos no dia a dia junto com eles, sempre presente”
Vereador Zezinho do amor disse que não adiantaria votar a favor da abertura do CPP, pois todos os prefeitos são perseguidos no final de campanha, e nesse momento, não iria adiantar fazer algo em relação à tal fato.
“Fiz vários requerimentos, como o do mercado central, fui atendido. Pedi uma ambulância em Pedreiras, fui atendido. Mia de 09 ruas foram asfaltadas através de Zezinho do amor. Fui eleito pelo PTB junto com o Prefeito, e continuo trabalhando com o povo”, disse, por fim, o vereador.

Vereador Aristóteles Sampaio durante a sessão, também votou “Não”, e não quis realizar entrevista com nossa equipe.


Vereador Elcinho, que votou sim, disse que seu voto não seria diferente, visto a luta da casa legislativa pela moralidade e justiça social. Elcinho declarou estar muito feliz com resultado, e por abrir a comissão parlamentar processante.


“Estaremos abrindo também uma comissão parlamentar de inquérito, para fiscalizar e verificar a questão dos áudios que circularam em grupos de whatsapp, a cerca do pagamento de combustíveis para um empresário. Como nós podemos ter duas comissões concomitantes na câmara, a gente vai estar pedindo a abertura da comissão parlamentar de inquérito, também para investigar esse ato, que possa estar lesando o Município de Pedreiras”.


 Vereador Sérgio Profiro, afirmou que votou “sim” pela população de Pedreiras, que “está sofrida por conta do Prefeito sem compromisso”, e que esse é o papel de um vereador, fiscalizar e cobrar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.