1001 Classificados

TRIZIDELA DO VALE SAI NA FRENTE, E IMPLANTA PRIMEIRO PARQUE DE ENERGIA SOLAR.



Nessa quinta-feira (18), foi realizada a implantação do parque de energia solar na cidade de Trizidela do Vale, para toda rede de educação, tanto a zona urbana, quanto a rural. A equipe do Tribuna 101 esteve no local entrevistando as autoridades presentes no evento.


O Prefeito Fred Maia, sobre a implantação do Parque de energia solar, disse:
“O dia 18 de junho de 2020, será um dia histórico para Trizidela do Vale e todo o Estado do Maranhão, porque será a primeira cidade do Maranhão a ter uma usina foto voltaica geradora de energia limpa, financiada 100% pelo Banco do Brasil. Nós conseguimos isso devido ao nosso compromisso fiscal, junto a todas as entidades que a prefeitura tem que prestar conta. Nós iremos montar um parque de energia solar, que foi o empréstimo do banco do Brasil de 1.200.000,00 reais (um milhão e duzentos mil reais). Ela vai ser localizada no loteamento São José, uma área no qual o município está adquirindo para que seja montada, devido à posição geográfica do terreno, as placas devem ser sempre montadas no sentido para a região norte, todos os requisitos foram atendidos para ser montada.”

O Prefeito ressaltou que a empresa responsável pela construção da usina (Power Solar) já está em Trizidela do vale montando canteiros de obras, e gerando emprego, visto que uma das exigências de Fred Maia foi que a parte braçal do trabalho deveria ser dos cidadãos do Município.


O Projeto contemplará exclusivamente para as escolas da cidade de Trizidela do Vale, tanto da zona urbana, quanto da rural. Porém, o Prefeito afirmou que, caso a usina produza mais energia que o esperado, a energia pode ser repassada para as secretarias.
Fred Maia ainda explicou que, com todas as escolas da cidade de Trizidela do Vale são climatizadas, a conta referente à tais são altíssimas, chegando a 100.000,00 (cem mil reais), logo, com o uso da energia da usina, o custo será quase nulo, e capital que sobrará, pode ser usado em outra área da cidade.


“A gente tinha feito um projeto juntamente com a empresa de fazer placas na entrada da prefeitura, para que quem entrasse, veria que temos energia limpa. Mas em conversa com o secretário de educação (Francisco Rodrigues), ele sugeriu que colocássemos em uma escola, e a escolhida foi a do Povoado Morro dos Caboclos, devido ter uma área muito grande e ser nova e bonita, e nós vamos colocar placas lá para produzir energia, e em outubro, que comece a visitação dos alunos de outras escolas, para ver como ver e conhecer o funcionamento”


Paulo Roberto, representando o Banco do Brasil, afirmou acerca do evento:
“Mais uma vez o Banco está atuando como parceiro do setor público, e é de grande satisfação poder entregar o contrato, e saber que vai empregado na melhoria da educação do Município. Uma usina foto voltaica para a educação. O banco mais uma vez reforço o papel de parceiros dos municípios de vanguarda em um projeto de primeira mão, e esperamos que seja o primeiro de vários, uma vitrine para os demais municípios se espelharem, tanto na inciativa de ter uma gestão voltada para o desenvolvimento sustentável, mas também de manter as condições fiscais necessárias para que essas linhas de crédito cheguem a todos.”


Werneck Vagner, da empresa Power Solar, afirmou que em menos de 20 dias cerca de 800 placas fotovoltaicas chegarão, e no que se refere a entrega, o prazo máximo será de 90 dias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.