1001 Classificados

ENTREVISTA | SECRETÁRIO DE AGRICULTURA DE PEDREIRAS ESCLARECE SOBRE GARANTIA SAFRA E PAA.



Eliud Fernandes, secretário de agricultura do Município de Pedreiras, concedeu uma entrevista para a equipe do Tribuna 101, onde foram abordados temas sobre perdas de lavouras de agricultores por conta da última enchente na cidade, PAA (Programa de aquisição de alimentos), dentre outros.

Sobre relatos de agricultores que perderam suas lavouras durante a enchente, Eliud afirmou:

“Essa questão da garantia Safra, nós não fizemos a adesão do ano passado para cá, ela é um dos caminho, um passo para que o agricultor possa receber, não necessariamente o município aderir, não significa que todos os agricultores que perderam a safra, vão receber, porque é necessário também além do município aderir, o agricultor também aderir. Tem outro ponto também, principalmente aquelas lavouras que ficam a margens do rio, esse é quase certo, mesmo que o município tenha adesão, mesmo que o próprio lavador tenha adesão também, ele não vai receber também, porque de certa forma aquela lavoura não está em local adequado".

O secretário afirmou que tem conversado com agricultores sobre o assunto em áreas como Santa Cantídia, Marianópolis, e estará indo para o Bairro Diogo nessa sexta-feira (26), onde serão discutidos assuntos como a referida garantia, PAA (Programa de aquisição de alimentos), dentre outros.

PAA (Programa de aquisição de alimentos), no qual, os agricultores vendiam diretamente para o próprio Município, abastecendo escolas e hospitais, neste ano 2020, o Município de Pedreiras não apareceu na relação, sobre esse fato, o secretário disse:

“O PAA é uma mistura, ele é um programa nacional criado lá no passado, tem haver como Estado e Município. A primeira coisa do PAA, é fazer a compra sem licitação para atender os lavradores, e também escolas, hospitais, associações, coisas filantrópicas. No nosso caso, não uma licitação propriamente dita, mas há uma escolha. A gente vinha participando, e do ano passado para cá, nós ficamos fora. Porque quem entra, que são as associações, são classificadas por pontos, e dentro dessa classificação, nós ficamos fora. E foi repetido nesse ano, quem estava no ano passado. Tudo indica que agora no segundo semestre vai abrir novamente, e a gente vai se inscrever mais uma vez, para que nós participemos desse bonito projeto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.