1001 Classificados

VÍDEO | QUEIMADAS, UM GRANDE PERIGO À SAÚDE DURANTE A PANDEMIA, EM PEDREIRAS, E NO MUNDO.



No Bairro Maria Rita, na cidade de Pedreiras, as queimadas deram início esse ano, porém, por conta da pandemia do COVID-19, essa prática pode gerar perdes não somente para a vegetação em si, como também para humanos.


Queimadas são uma prática primitiva usada pelo homem no meio agrícola, ainda corriqueira na sociedade atual, sendo conhecida por sua rapidez e facilidade para a limpeza do solo, todavia, gera consequências terríveis ao ambiente, como desertificação, mudança de temperatura e umidade.

Vale ressaltar que as queimadas são uma prática agrícola quando controladas, quando não praticadas dessa forma, geram incêndios, que podem resultar em grandes prejuízos para fauna e flora.



O bairro Maria Rita constantemente sofre com esse tipo de situação, no qual hoje (25), os bombeiros estiveram presentes no local para rapidamente controlar as chamas.

Confira abaixo o vídeo:



Outro ponto que para se ter atenção, é a piora da qualidade do ar devido à tais queimadas, e em tempos de pandemia do novo coronavírus, isso pode  agravar ainda mais a situação de uma pessoa com problemas respiratórios, e, caso tal cidadão venha a ser infectado com o vírus, o risco de ser tornar fatal é grande.

O Blog do Tribuna 101 pede uma maior consciência por parte dos cidadãos para que esse tipo de prática diminua, principalmente por conta da pandemia, para que assim, os danos oriundos das queimadas sejam reduzidos.

Vale ainda ressaltar a queimada sem licença do órgão ambiental é tida como incêndio criminoso e é punida pela Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) com pena de um a quatro anos de reclusão. Por isso, antes de fazer uma queimada, o produtor rural deve providenciar a sua licença no órgão ambiental de sua cidade, podendo ser até mesmo o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar (Ambiental).


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.