1001 Classificados

SETEMBRO AMARELO: PSICÓLOGA FALA AO TRIBUNA SOBRE TRANSTORNOS MENTAIS.


         A Rádio Cidade FM continua com a sequência de entrevistas em virtude da campanha “Setembro Amarelo” que discute sobre o tema suicídio e hoje (26) a entrevistada foi Drª Luana Maria psicóloga do município de Pedreiras. Luana Maria iniciou a entrevista falando dos transtornos que passa uma pessoa  depressiva  e os motivos que podem levar a uma depressão: Causas da doença, como acompanhar o paciente, o tratamento em si , as maneiras de identificar um quadro depressivo e evitar que a pessoa cometa suicídio.

Somente no Maranhão, cerca de 300 suicídios foram registrados no último ano, o que perfaz um número de quase 1 por dia. Número este que, segundo dados das Secretarias de Segurança e da Saúde são subnotificados, uma vez que cerca de 75% dos casos não chegam ao conhecimento dos serviços competentes. Cerca de 10% das tentativas de suicídio são consumadas, ou seja, 90% de ocorrências ligadas ao ato suicida não são efetivadas e possibilitam o tratamento/acompanhamento.
Como principais causas, são apontadas pelos especialistas os transtornos mentais (como a depressão), o stress e situação socioeconômica do indivíduo, este último fator vem aumentando notadamente o número de casos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.