1001 Classificados

SETEMBRO AMARELO: INICIADAS ENTREVISTAS NA RÁDIO CIDADE



         Teve início hoje (25) no Programa Tribuna 101 da Rádio Cidade FM, a sequência de entrevistas sobre a campanha “Setembro Amarelo” que discute sobre o tema suicídio.
Durante a semana, estarão falando sobre o assunto estudiosos que darão seu ponto de vista sobre a temática da campanha.
O primeiro entrevistado dessa segunda feira foi Chico Pacheco, membro da Associação Espírita Jesus no lar de Pedreiras, onde discorreu da visão espírita sobre o tema.
Nessa terça feira a convida será Drª Luana que é psicóloga do município e vai falar sobre a depressão, motivo principal da causa de suicídio no mundo.

O primeiro relatório sobre prevenção ao suicídio da Organização Mundial da Saúde, OMS, fez um alerta:  mais de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo. Isso representa uma morte a cada 40 segundos.
Cerca de 75% dos casos ocorrem em países de rendas média e baixa. Esta quinta-feira marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Prevenção: Segundo o relatório da OMS, o Brasil é o oitavo país com mais suicídios. Em 2012, foram registrados 11.821 casos. A Índia está em primeiro lugar com 258 mil casos.
A OMS disse que é possível prevenir suicídios e, para isso, é importante a adoção de uma abordagem multisetorial abrangente. Segundo a agência muitos países não têm uma estratégia nacional de prevenção destes casos.
No Plano de Ação de Saúde Mental 2013-2020 da OMS há uma meta de reduzir em 10% os índices de suicídio.
Faixas Etárias
Segundo os dados do relatório, o suicídio é a segunda maior causa de mortes entre pessoas de 15 a 29 anos. No entanto, o documento mostra que as taxas de suicídio são maiores entre os que tem mais de 70 anos.
O relatório da OMS afirma ainda que há mais mortes causadas por suicídio do que por guerras e homicídio juntos. Os métodos mais usados globalmente são uso de pesticidas, enforcamento e armas de fogo.
Segundo especialistas, uma das maiores causas de tentativas de suicídio é a depressão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.