1001 Classificados

VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIVULGA OFÍCIO SOBRE MEDICAMENTOS VENCIDOS ENCONTRADOS.


               O blog Tribuna 101 publicou uma matéria semana passada sobre alguns medicamentos vencidos que foram encontrados no bosque seringal e que um usuário de droga fez uso, ou seja o usuário teria encontrado esse medicamento em algum depósito de lixo na cidade e  consumido.
Mediante a situação exposta ficou a pergunta: De quem é a responsabilidade de recolher o lixo na cidade?
Alguns  proprietários de farmácia se manifestaram e disseram que toda quinta feira a prefeitura recolhe o lixo, e assim é feito o procedimento, só que a lei da ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária, não permite esse tipo de recolhimento e descarte de material, a prefeitura agiu no sentido de colaborar com a limpeza da cidade.
                                  

Pelo fato de se tratar de uma questão de saúde pública, a vigilância sanitária do município cumpre a lei e se manifestou também através de um ofício e deixa claro que o lixo de categoria “D” que é o lixo comum produzido em residências, é de total responsabilidade do poder público, ou seja, a prefeitura recolher,  e que é de responsabilidade das clinicas, hospitais, laboratórios, consultórios e farmácias, implantar seus planos de gerenciamento de resíduos, isto é dar destino final aos seus medicamentos vencidos, incinerar, não colocar junto ao lixo comum, devolver o produto aos fornecedores ou contratar uma empresa particular para serviço de coleta.
ofício da vigilância sanitária e Assinaturas dos proprietários de farmácias 

“Parece que alguns donos de farmácia não estão lendo esse oficio orientando-os para o descarte de medicamentos vencidos, pois  não é de responsabilidade da vigilância sanitária recolher  nem o lixo hospitalar. No oficio está as opções para o descarte dos medicamentos. Nós estamos aqui para colaborar, qualquer dúvida é só nos procurar”. Disse  Roberto Holanda Braúna, diretor da vigilância sanitária municipal.
Roberto Holanda Braúna






Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.