1001 Classificados

BARRAGEM RIO FLORES: ADIADA PARA MARÇO A AUDIÊNCIA PÚBLICA ORGANIZADA PELO MOVIMENTO URBF

O futuro da Barragem do Flores que encontra-se abandonada e o que poderá ser feito para sua reativação, será decidido em uma audiência pública em Pedreiras que vai acontecer dia 16 de março na câmara municipal, pois a mesma que iria ser realizada nesse fim de semana na cidade, foi adiada por motivos superiores. Diversos assuntos deverão ser discutidos tais como, o controle de enchentes que todos os anos penaliza a população ribeirinha e que mais sofre, a melhoria da navegabilidade dos rios, aproveitamento de água para agricultura irrigada e aproveitamento energético, que são de responsabilidade da barragem e que não vem acontecendo. A Barragem do Flores tem um potencial muito grande porém desativada praticamente. Hoje a responsabilidade de gestão é do DNOC’S - Departamento Nacional de Obras Contas as Secas que é um órgão federal, mas não existe representação no Maranhão. A intenção é que a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba CODEVASF venha a gerir a barragem, se isso for decidido no encontro em Pedreiras. Será discutido também no encontro, estratégias para a aplicação da lei 12.334/2010 que se refere a segurança de barragens.
O abandono da Barragem do Flores não é novidade para ninguém, onde todos os anos surgem boatos a seu respeito e uma atitude séria já deveria ter sido tomada há anos. Então surgiu um movimento intitulado URBF - União para a Revitalização da Barragem do Flores e que ganhou mais ainda o apoio de diversas outras autoridades, entidades e instituições que estão abraçando a causa.  
O movimento da URBF, mobilizou encontros em alguns municípios que foram discutidos essa problemática da barragem e um deles aconteceu em São Luís na sede da FAMEM - Federação dos Municípios do Estado do Maranhão. O presidente da instituição Erlânio Xavier Prefeito de Igarapé Grande, recebeu alguns de seus membros como o empresário Kleber Branco (Klebinho Branco), o Prefeito Antônio França de Pedreiras, José Filho Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim e o Superintendente da CODEVASF no Maranhão Jones Braga entre outros.
O Presidente da FAMEM disse mobilizar autoridades como a bancada no senado e câmara federal, prefeitos de todo o Maranhão, pois o evento será a nível de Estado, para que se juntem nesse objetivo de recuperação da Barragem do Rio Flores e que já estava orientando a assessoria técnica da FAMEM para o encontro em Pedreiras. “Torna-se necessário empunharmos essa bandeira imediatamente, porque a falta de manutenção da barragem é preocupante." Enfatizou o Presidente da FAMEM Erlânio Xavier.
O Presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Mearim, José Filho disse que a vegetação é também outro grande problema enfrentado na Barragem do Flores, visto que a mesma ao se expandir invade toda a barragem através de suas raízes e isso é causa de preocupação.  
A Barragem está localizada na cidade de Joselândia, a 276 km de São Luís, no Maranhão, com capacidade para 1 bilhão e 400 milhões de metros cúbicos d'água. Seu abandono foi notícia no Jornal Nacional da TV Globo no início dos anos 90, quando uma equipe da emissora veio a região e mostrou a nível de Brasil o descaso das autoridades com relação a mesma.   
O encontro que vai acontecer em Pedreiras no mês de março, não vai ficar somente na questão da barragem, mas também a situação da Bacia Hidrográfica do Mearim será assunto. 
Rios da bacia que outrora foram navegáveis e discutir suas revitalizações, pois morrem à míngua e nada vem sendo feito para resgatar esse potencial natural. 
Quando ainda não existia estrada na região de Pedreiras por exemplo, o Rio Mearim era a única via de escoamento da produção local, visto que o município foi um grande produtor agrícola nos anos 50. Em 1954 Pedreiras destacou-se ao alcançar dentre outros, a maior produção de arroz do Estado do Maranhão. Um ano depois, foi criada a Unidade de Pesquisa Agronômica, para atender as demandas tecnológicas da produção do Vale do Mearim, sendo considerada na época a mais importante do Maranhão. Toda essa riqueza teve importante contribuição do rio, onde também era abundante a sua atividade pesqueira.
 O Mearim tem mais de 900 km na sua extensão e banha diversos municípios na região do Médio Mearim a exemplo de Pedreiras, Trizidela do Vale, São Luís Gonzaga, Bacabal, Arari e demais localizados na região.
Você cidadão também é convidado participar desse encontro histórico pra debater e tentar resgatar tudo isso que foi perdido com o passar dos tempos.  A audiência pública ocorrerá em Pedreiras dia 16 de março desse ano.
BACIA DO MEARIM É A MAIOR DO MARANHÃO:
A bacia hidrográfica do rio Mearim é a maior do Maranhão e ocupa 29,84% da área total do estado – aproximadamente 99.058 quilômetros quadrados – em 83 municípios, que juntos somam 1.681.307 habitantes – o que representa 25,6% da população maranhense, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 O rio Mearim, com 930 quilômetros de extensão, nasce na serra da Menina, entre os municípios de Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras e São Pedro dos Crentes – em altitude entre 400 e 500 metros aproximadamente – e deságua na baía de São Marcos, entre a capital São Luís e o município de Alcântara.
O Mearim é considerado um dos mais importantes do estado. O rio está dividido em três trechos principais: Alto, Médio e Baixo Mearim.
Dos 83 municípios que integram a bacia do Mearim, 65 possuem sedes localizadas dentro dela, onde 50 municípios estão totalmente inseridos na bacia. De acordo com o IBGE, a população urbana da bacia hidrográfica do rio Mearim é formada por 872.660 pessoas, enquanto a população rural é de 808.647 habitantes, ou seja, 48,1% da população da bacia. Os municípios mais populosos são Bacabal, Barra do Corda, Grajaú, Lago da Pedra, Presidente Dutra, Viana e Zé Doca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.