1001 Classificados

LIMA CAMPOS: ELEITOR VAI PASSAR POR RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO

Os eleitores do município de Lima Campos (MA) que compreende a 67ª Zona Eleitoral, estarão convocados a participar do recadastramento biométrico que iniciará dia 25 de março desse ano. A revisão irá até o dia 10 de maio em um prazo de 45 dias e vai acontecer no prédio da câmara municipal de segunda a sábado das 08h da manhã até as 18h. O TRE Tribunal Regional Eleitoral, tem um cronograma a ser cumprido até 2022 para esse recadastramento em todo o Estado e a cidade de Lima Campos será um dos primeiros municípios desse ano de 2019, que vai ser contemplado com o sistema biométrico.
 A realização desse recadastramento, vai ser um grande desafio para a justiça eleitoral segundo Dr.º Marcos Adriano Fonseca, juiz da 67º zona, que foi entrevistado nessa quinta-feira, dia 28 de fevereiro de 2019, no Programa Tribuna 101 da Rádio FM Cidade. “Existem cidades no estado que tem um maior contingente de eleitores, outras cidades menores que acabaram sendo colocadas num segundo momento. Num primeiro momento foram cumpridos 92 municípios que corresponde a 76% do eleitorado estadual e o estado já cumpriu a meta dentro daquele cronograma estabelecido pelo TSE. No entanto o maior desafio que nós temos agora é que em 03 anos temos que cobrir 125 municípios e é um desafio muito grande porque a quantidade de municípios é maior e o eleitor é pulverizado.” Disse Dr.º Marcos Adriano.
Ele acrescentou que a 67ª Zona Eleitoral saiu na frente porque desde o final do ano das eleições de 2018, já vinha tratando com o TRE juntamente com o cartório eleitoral, de que Lima Campos estaria dentro do calendário dos municípios de 2019 para o recadastramento biométrico. 
“Em regra geral todo o eleitorado de Lima Campos tem que participar da revisão, exceto quem já fez a revisão que foi em novembro de 2016 até os dias atuais e quem tem direitos políticos suspensos.” Destacou Williams Sobreira Soares, chefe do cartório eleitoral que também participou da entrevista.   
Nas Eleições de 2008, a biometria foi testada pela primeira vez nos municípios de São João Batista (SC), Fátima do Sul (MS) e Colorado do Oeste (RO). Depois do sucesso da revisão biométrica nas três cidades, a Justiça Eleitoral decidiu dar continuidade, em 2010, ao projeto de identificação biométrica do eleitor em outros 57 municípios. Dessa forma, nas eleições gerais daquele ano, 1,1 milhão de eleitores de 60 municípios de 23 estados votaram após serem identificados pela tecnologia da biometria.
Em 2012, as eleições municipais com identificação biométrica foram realizadas em 299 municípios de 24 estados e atingiram mais de 8 milhões de eleitores que já estavam aptos a serem identificados por meio da impressão digital.
Já nas Eleições Gerais de 2014, cerca de 21 milhões de cidadãos de 764 municípios de todos os estados e do Distrito Federal estiveram aptos a serem identificados por meio do leitor biométrico. E a identificação das digitais dos eleitores apresentou alto índice de efetividade.
No pleito de 2016, por sua vez, mais de 36 milhões de eleitores passaram pela identificação biométrica antes de votar, e hoje já há mais de 50 milhões de cidadãos com as digitais cadastradas na Justiça Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.