1001 Classificados

SOBRE A BARRAGEM DO FLORES: “TUDO O QUE SE ENCONTRA HOJE NO MARANHÃO SOB A RESPONSABILIDADE DO DNOCS ESTÁ ABANDONADO” DESABAFA PREFEITO DE JOSELÂNDIA

A tragédia da Barragem de Brumadinho em Minas Gerais vem repercutindo em todo o mundo e despertou um movimento em Pedreiras em prol da Barragem do Flores. A iniciativa partiu do empresário Kleber Rondon Carvalho Branco (Klebinho Branco) ex-vereador e ex-vice prefeito de Pedreiras de mobilizar autoridades para que a barragem possa ser vistoriada e expedido um laudo técnico para se saber como se encontra sua situação. 
O movimento ganha adesões e nessa terça-feira, dia 05 de janeiro, aconteceu o 1º encontro no município de Joselândia, local onde funciona a barragem e contou com a presença de algumas autoridades, vereadores, lideranças locais, o prefeito de Pedreiras Antônio França entre outros.  
O prefeito de Joselândia Wabner Feitosa Soares (Biné PDT) que também participou da reunião, disse que a responsabilidade da barragem é do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e que deveria ser transferida para a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF) porque a mesma tem superintendência no Maranhão. 
“A manutenção da barragem eles vem fazendo, mas não fica alguém responsável por alguma coisa que aconteça na barragem, principalmente a manutenção das comportas. Então com isso a gente fica preocupado, não tem um documento técnico para ser informado as autoridades. Tudo o que se encontra hoje no Maranhão com responsabilidade do DNOCS está abandonado, essa é a verdade.” Desabafou o prefeito Biné.
Para o Presidente de Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Mearim, José Filho que esteve presente no encontro, a vegetação é o maior problema enfrentado, visto que ao se expandir invade toda a barragem através de suas raízes e isso é causa de preocupação. 
“As raízes das árvores cressem também pra baixo e adentram a barragem e se essas raízes apodrecem também na água, vão surgindo erosões. E onde tem um filete aberto a água penetra e cria essas erosões na barragem, então o abandono dela é justamente esse, a vegetação que acontece em todo canto. A questão das comportas tá correta, foi feita a revisão e manutenção, mas o problema é a vegetação.” Disse José Filho.
A mobilização valeu a pena, após esse primeiro momento, acontecerá um grande encontro dia 21 de fevereiro de 2019 em Pedreiras, com diversas autoridades, que discutirão a problemática da Barragem do Flores.   
A Barragem do Rio Flores é uma barragem localizada na cidade de Joselândia, a 276 km de São Luís, no Maranhão, com capacidade para 1 bilhão e 400 milhões de metros cúbicos d'água. O rio Flores é um dos principais afluentes do rio Mearim.
O rio Mearim tem mais de 900 km na sua extensão e banha diversos municípios na região do Médio-Mearim, a exemplo de Pedreiras, Trizidela do Vale, São Luís Gonzaga, Bacabal, Arari e demais localizados naquela região.
O rio Flores banha os municípios de Fernando Falcão, Tuntum, Barra do Corda, Joselândia, São José dos Basílios e Santo Antônio dos Lopes.
Sua construção foi iniciada em 1983 e concluída em 1987, com o objetivo de fazer o controle de enchentes da bacia do Mearim; a melhoria da navegabilidade; aproveitamento de água para agricultura irrigada; e aproveitamento energético.
Na época, a proposta também previa a construção de outras barragens ao longo do curso do rio Mearim e de seus principais afluentes – Grajaú, Corda e Flores. 
A barragem, no entanto, vem convivendo, ao longo dos anos, com a falta de manutenção, maquinário sucateado e o risco de inundação, carecendo de novos investimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.