1001 Classificados

APÓS 5 ANOS DO INÍCIO DE REFORMA, ENGENHEIROS DO DNOCS ENTREGAM OBRAS DA BARRAGEM DO FLORES

Dois engenheiros do DNOCS Departamento Nacional de Obras Contra as Secas estiveram nessa quarta-feira, dia 03 de abril, na cidade de Joselândia (MA), onde a Barragem do Rio Flores está localizada e entregaram as obras de sua reforma.
As reforma iniciou em 2014 e depois de paralisada foi retomada em 2107. Durante todo esse tempo, questionou-se a falta de informações com relação a situação da barragem, ou seja, as autoridades cobravam a expedição de pelo menos um laudo técnico que atestasse a sua segurança. Segundo o DNOC’S, toda e qualquer informação com relação as barragens no Brasil, são de responsabilidade da ANA - Agência Nacional das Águas, que deveria repassar os dados para as secretarias de meio ambiente dos estados e isso não vinha acontecendo.
Os engenheiros que estiveram na barragem no dia de ontem, disseram que a reforma foi feita, e realizada todas as correções que ela precisava e que se encontra cem por cento. “Eu já tenho 40 anos de DNOCS e já visitei muitas barragens e creio que pelas condições clínicas que essa barragem apresenta, a situação externa, as drenagens, estão todas funcionando bem, não existe nenhuma anomalia, aparente não existe nada. A barragem está perfeitamente estável e não existe risco nenhum de rompimento.” Disse Dr. Francisco Ribeiro Soares, Engenheiro Civil do DNOCS em Teresina e chefe de recursos hídricos.
Perguntado se assinaria um laudo técnico confirmando tudo o que dissera sobre a barragem Dr Francisco Ribeiro foi categórico:  "Tranquilamente, pelas inspeções que eu fiz aqui, que eu acompanhei durante a recuperação dela, assinaria o laudo tranquilamente. Nós recuperamos o vertedouro, uma parte de ferro de concreto armado que foi roubado, tá recuperada e se vier a sangrar, não tem risco nenhum com relação a estabilidade da barragem.” Disse ele.
Dr. Francisco Ribeiro falou ainda sobre um laudo emitido em 2014 que aponta a barragem como estado de médio risco, disse acreditar que esse relatório se refere a documentação da mesma, porque naquele mesmo ano foi feito os reparos e o DNOCS recebeu a barragem do DNOS sem os referidos documentos. "Nós não sabemos qual o volume de água que existe na barragem, não sabemos a quantidade, nem a vazão do vertedouro, não temos nenhum posicionamento do vertedouro, se ele foi direcionado para uma vazão secular ou milenar. Hoje nós não temos uma ideia segura de quanto volume d'água tem represada, nós temos uma variação." Frisou ele.
O engenheiro acrescentou que após o período das chuvas haverá uma intervenção pra ser retirada toda a vegetação da barragem e publicado um laudo que será emitido pela ANA - Agência Nacional das Águas. Acompanharam os engenheiros do DNOCS a barragem, membros do movimento URBF - União para a Revitalização da Barragem do Flores de Pedreiras e Trizidela do Vale (MA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.