1001 Classificados

ENTREVISTA | CAMPANHA DE PREVENÇÃO À VIDA SERÁ REALIZADA NO MUNICÍPIO DE PEDREIRAS.



Na manhã dessa sexta-feira (11), A coordenadora de saúde mental, Sabrina Barros e a Terapeuta Ocupacional do CAPS AD II, Flávia Morgana, estiveram durante o programa Tribuna 101, concedendo uma entrevista para falar sobre o setembro amarelo, além de fazer um convite especial para uma campanha que será realizada no Município de Pedreiras.


Sabrina Barros afirmou que no presente ano de 2020 tem um chamamento especial para a mudança de cultura no que se refere ao suicídio e à automutilação, visto que, mesmo nos dias atuais, tais assuntos são por vezes evitados, por preconceito, ou até mesmo medo. Logo, a mudança de cultura se refere a percepção preventiva em relação a tais assuntos.

A coordenadora afirmou que o ministério público estadual criou o comitê de ações de prevenção de automutilação e o suicídio, presidido pela Doutora Cristiane lago, e agora estão sendo implementados os comitês municipais, para o alinhamento de políticas públicas dessa área, que vem através de legislação federal.

A campanha “É hora de mudar, amar e cuidar da vida, semear bons hábitos e valorizar a vida.” Será lançada a partir do dia 12/07, a partir das 08h, na praça do bairro Goiabal, e exercerá atividades no município de Pedreiras até o dia 30 dia mesmo mês.

Na praça do Goiabal, no qual várias atividades serão realizadas ao ar livre, seguindo todas regras de biossegurança e administrando em grupos pequenos para evitar aglomeração por conta da pandemia, contará com uma programação com atendimentos básicos de enfermagem, educação física, e educação respiratória, palestras motivacionais, escutas especializados com grupos de psicólogos, terapeutas ocupacionais, para realizarem um trabalho de prevenção., além de degustações de chá de ervas.

Flávia Morgana, terapeuta ocupacional do CAPS AD II, afirmou que um dos principais objetivos da campanha que será realizada no município é “tirar os casulos que ainda existem dentro de várias casas”, no qual muitas pessoas tem preconceito de buscar ajuda, logo, acabam, infelizmente, cometendo atos contra si mesmo. O tema vem chamar atenção da sociedade para afirmar que as portas estão abertas para que o sofrimento diminua.

“A juventude vem crescendo apavoradamente, esse número de jovens, principalmente agora nesse período de pandemia, sofrendo com isolamento, ansiedade, taquicardia. Isso pode ser um fator desencadeador para depressão e o suicídio, e as pessoas estão caladas por conta do seu preconceito de procurar ajuda, e muitos ainda tem a ideia de não querer entrar em um órgão público como um CAPS, por achar que se trata somente de um local para pessoas com desequilíbrios mentais, quando na verdade, é uma cultura que tem que ser mudada. CAPS na verdade é um local de estabilidade emocional de pessoas que estão passando por conflitos, e precisam diminuir esse sofrimento através dos profissionais que lá se encontram.” Afirmou Flávia Morgana.

Dentre as atividades que serão realizadas até o dia 30 no município, podem ser citadas: Rodas de conversas, no qual todas serão gravadas e divulgadas em redes sociais, além do programa na rádio Pau D’arco, intitulado como “Rádio Mulher”, que vai acontecer no dia 18 e 24 de setembro, com psicólogas como Andressa Leite e Verónica Franco, trabalhando tal temática, orientando a comunidade através de políticas públicas para mulheres.

Além disso, no dia 21/09 também será feito um trabalho de consciência coletiva “Prevenir é melhor que lamentar”, na Praça do Goiabal, de 08h até 11h30, onde serão oferecidos muitos serviços, como massagem terapêutica, orientação sobre o uso de medicina alternativa, palestras de valorização à vida e degustação de chás, toda a população está convidada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.