Videogames,
computadores, filmes, séries e livros. É muito difícil que um jovem com idade
de 10 a 30 anos não faça uso de nenhum destes exemplos. Normalmente usamos como
passatempo pelo menos dois destes. A final, você acha que jogos de violência
influenciam jovens a cometer crimes?
A
tragédia em uma escola estadual de Suzano, na região metropolitana de São
Paulo, na manhã desta quarta-feira 13 de março, levanta essa questão, pois
segundo as informações os acusados teriam sido influenciados a cometer o crime
que chocou o país, inspirados em jogos violentos.
Não
é de hoje que temos em pauta comportamentos violentos e fortes
ligações com videogames ou filmes que expressam extrema violência. O Brasil já
baniu diversos jogos por
conter cenas que podem levar jovens e crianças a perder o medo de coisas que
devemos temer.
Veja
alguns destes exemplos:
- Carmageddon;
- Doom;
- Duke
Nukem 3D;
- Mortal
Kombat;
- Counter
Strike.
Também
temos jogos muito famosos e que foram banidos em outros países como: Manhunt,
Manhunt 2, Grand Theft Auto (GTA), Wolfenstein 3D e Quake III. Podemos ficar
horas mostrando e falando das diversas cenas de horror e violência contida em
jogos para videogames e também em computadores. Embora eles realmente retratem
um universo paralelo e sem limites no mundo dos games, a identidade e atos de
cada ser humano não se moldam a partir de cenas violentas avistadas em jogos ou
filmes.
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