1001 Classificados

SOCORRO AS BARRAGENS: ASSIM COMO PEDREIRAS CIDADE DE PINHEIRO DISCUTIRÁ FUTURO DA BARRAGEM DO RIO PERICUMÃ

Membros que integram o movimento URBF - União para Revitalização da Barragem do Flores, participaram nessa quarta-feira, dia 20 de março, em São Luís (MA), de um encontro que discute as condições de funcionamento das barragens no Estado. O convite partiu da Assembleia Legislativa que articula uma frente parlamentar para vistoriar as referidas barragens para que as providências possam ser tomadas.
A presença dos membros da URBF foi importante no encontro, pois os mesmos levaram informações importantes sobre uma audiência pública que aconteceu em Pedreiras no último dia 16 de março, que tratou exatamente do estado de abandono da barragem do flores e o que poderá ser feito para sua revitalização.
O intuito é realizar também um encontro dia 26 desse mês na cidade de Pinheiro onde fica a Barragem do Rio Pericumã e apresentar aos governos um relatório das condições das barragens no Estado. 
“Essa frente parlamentar é para fazer uma vistoria juntamente com o CREA Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Corpo de Bombeiros e várias instituições para que possam apresentar um relatório superficial das condições das barragens. Porque na realidade os órgãos competentes estão todos voltados a questão de Minas Gerais e nos Estados que estão se movimentando paralelamente ao que está acontecendo em Minas com relação a barragem de lá é o Estado do Maranhão, e dentre alguns movimentos estar a união para a revitalização da Bacia do Flores, também o movimento criado em Pinheiro sobre a Barragem do Pericumã e o movimento do Tabuleiro de São Bernardo que tá iniciando.” Disse Kleber Carvalho Branco (Klebinho Branco) membro da URBF.
No encontro estiveram presentes também, integrantes da frente parlamentar que irá fazer a vistoria nas barragens, membros da OAB, secretário de meio ambiente do estado, entre outras autoridades.
Assim como a Barragem do Flores a do Pericumã encontra-se também abandonada. Um retrato dessa situação foi o rompimento no último dia 11 de fevereiro, do cabo de uma das três comportas da barragem do referido rio que fica naquela cidade na Baixada Maranhense do Estado. 
No dia do rompimento foram inundados os Bairros Matriz, Campinho, Floresta e Dondona Soares. 
A obra inaugurada em 1992, enfrenta problemas estruturais pela falta de manutenção; como corrosão e danos nas comportas. A Barragem do rio Pericumã possibilita o abastecimento de pescado para os municípios de Pinheiro, Palmeirândia, Peri-Mirim e Pedro do Rosário. Além disso, viabiliza a irrigação da agricultura familiar e ajuda a reduzir enchentes e controlar a vazão da água nos períodos chuvoso e de estiagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.