1001 Classificados

SÃO LUIS: ABANDONO DA BARRAGEM DO RIO FLORES É ASSUNTO DISCUTIDO NA CAPITAL DO ESTADO

O Movimento URBF - União para Revitalização da Barragem do Flores participa nessa manhã de terça-feira, dia 12 de março, de uma reunião nas Comissões de Meio Ambiente e Infra Estrutura da Assembleia Legislativa do Estado em São Luis (MA). Eles discutem a situação de abandono em que se encontra a Barragem do Rio Flores localizada no município de Joselândia, como também o não cumprimento da Lei que regulamenta a segurança das barragens. 
No encontro presença de uma comitiva de Pedreiras e Trizidela do Vale (MA), como o prefeito Antônio França, o Presidente do Comitê de Bacias do Rio Mearim José Filho, deputados de ambas as comissões, membros da URBF entre outras autoridades. 
Dentre os temas, também será discutido a possibilidade da transferência da administração da barragem, cujo órgão que atualmente é responsável o DNOCS - Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, se quer tem sede no Estado.

Um outro encontro com maior profundidade do assunto e a nível de Estado, onde muitas autoridades e a população irá discutir também, está marcado para próximo final de semana, sábado, dia 16 de março, no prédio da câmara municipal em Pedreiras.
O blog recebeu um vídeo que mostra o momento em que Kleber Rondon Branco, membro da URBF fala da situação da barragem aos deputados das Comissões de Meio Ambiente e Infraestrutura da Assembleia Legislativa. Acompanhe: 
A Barragem do Rio Flores vem convivendo ao longo dos anos, com a falta de manutenção, maquinário sucateado e o risco de inundação, carecendo de novos investimentos. 
A Barragem fica localizada na cidade de Joselândia, a 276 km de São Luís, no Maranhão, com capacidade para 1 bilhão e 400 milhões de metros cúbicos d'água. O rio Flores é um dos principais afluentes do rio Mearim.
O rio Mearim tem mais de 900 km na sua extensão e banha diversos municípios na região do Médio-Mearim, a exemplo de Pedreiras, Trizidela do Vale, São Luís Gonzaga, Bacabal, Arari e demais localizados naquela região.
O rio Flores banha os municípios de Fernando Falcão, Tuntum, Barra do Corda, Joselândia, São José dos Basílios e Santo Antônio dos Lopes.
Sua construção foi iniciada em 1983 e concluída em 1987, com o objetivo de fazer o controle de enchentes da bacia do Mearim; a melhoria da navegabilidade; aproveitamento de água para agricultura irrigada; e aproveitamento energético.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.