1001 Classificados

PEDREIRAS: VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA INFORMA ÍNDICE ALARMANTE DE CÃES COM CALAZAR NA CIDADE

A Vigilância Epidemiológica do município de Pedreiras, vem alertando a população para o alto índice de calazar em cães onde há uma positividade de 75% dos casos da doença na cidade.  
O órgão, vem solicitando aos proprietários de cães com suspeitas de calazar, que não abandonem os animais, pois apresentam um risco a população. Segundo a vigilância, muitas pessoas não realizam o teste no animal, e quando realizam dizem que vão fazer a contra prova, mesmo o município oferecendo o teste gratuitamente, e ao perceber que o cão está doente, muitas vezes abandonam o animal. “Então gente, se o seu cão é positivo, não abandone. O tocar no cão não vai transmitir a doença, é o mosquito que transmite. Agora quando o cão tá numa situação dessa, aquele mal cheiro do animal, vai chamar o mosquito que tá circulante e cada vez mais coloca em risco outros cães e a população”. Disse João Andreza, Coordenador da Vigilância Epidemiológica do município.
Ele acrescentou ainda que irá acontecer um trabalho de ação na Zona Rural, visto que a população canina das comunidades é a mesma da sede e que acredita que haja uma infestação da doença de cães também na zona rural.

LEISHMANIOSE

Transmissão: A Leishmaniose é transmitida por insetos hematófagos (que se alimentam de sangue) chamado popularmente pelo nome de mosquito Palha. A Doença não pega pelo contato.
A Leishmaniose (Calazar) não pega do cão para a pessoa. É um mosquito que pica o animal doente e depois pica a pessoa. Sem o mosquito não tem leishmaniose em humanos. 
O cão não passa calazar para outro cão, também não tem uma vacina para tratar o calazar no animal. Tem cura em humanos, mas não tem cura nos cachorros, que devem ser sacrificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.