1001 Classificados

CONFIRA OS PRINCIPAIS TEMAS ABORDADOS PELO PREFEITO DE PEDREIRAS NA ENTREVISTA AO TRIBUNA 101.


Na manhã dessa terça-feira (17), o Prefeito de Pedreiras, Antônio França, compareceu ao estúdio da Rádio cidade para dar uma entrevista acerca de seu governo de 2019, e pretensões para o ano de 2020. Dentre os assuntos abordados, principais giraram em torno da saúde no Município, obras, Educação, Infraestrutura e pretensões políticas para o próximo ano, todos esses, você confere logo abaixo: 

Incialmente, o Prefeito mandou um abraço a todos os moradores da cidade de Pedreiras e região. Ele ressalvou que ano de 2019 “foi muito bom” e que a gestão está no rumo certo, sendo este, um ano de muito aprendizado com o Prefeito., mesmo com as dificuldades. 

À respeito das críticas no começo do mandato de Antônio França, o Prefeito afirmou que no início, mesmo com uma grande vontade de fazer mais pelo Município, mas os limites e as dificuldades apresentadas pela cidade o impediram, como a crise a nível estadual, no qual, de acordo com Antônio França, não foi recebido nenhum recurso que auxilie o Município em obras Federais, ou a educação. Ele citou que, devido a erros de gestões passadas, as demandas atuais não podem ser atendidas com recursos auxiliadores, sendo feitas através de recurso próprio. Porém, de acordo com ele, apesar dos obstáculos, foi conseguido superar. 

O Prefeito explicou que por conta de estar trabalhando com recursos próprios, algumas obras se alongam mais que outras, ou ficam paralisadas. Porém, Antônio França ressaltou que no ano 2019, o Município de Pedreiras foi “Limpo”, ou seja, de acordo com o Prefeito, no mês de setembro foi bloqueado um recurso com o valor de 748 mil reais para a cidade devido a uma grande dívida que o Município possui, segundo Antônio, no valor de 21 milhões de reais na previdência Federal. Porém, ele ressaltou que a dívida foi renegociada, gastando um total de R$ 152 mil no processo, para que assim “O Município tivesse seu nome limpo”. 

Em relação à gestão anterior, o Prefeito entrou com várias ações, referentes por exemplo aos postos de saúde ou as quadras, para que assim o Município não continue pagando por erros de administrações passadas, ressalvando que cada um será responsabilizado por seus atos. 

No quesito de obras, o Prefeito visa entregar no ano de 2020 (centenário de Pedreiras), obras como o Mercado Central, Quadras, Pontes, Poço Artesiano do Povoado Cariçara e comunidade Barriguda do Insono, com previsões de entrega para os 06 iniciais do ano. Ele citou também que está pressionando bastante a empresa responsável pela obra do Bairro Maria Rita, para que seja realizada o mais rápido possível.  

Em relação à Infraestrutura, quando questionado acerca do projeto do calçadão do mercado central, o Prefeito explicou que foi realizada uma licitação, a empresa fez o projeto, e foi paga com o próprio recurso destinado à obra, já sendo dado início à obra. Ele citou, que por conta dos erros cometidos no começo da obra localizada no beco do Paraíba, muitas pessoas o criticam, porém, Antônio França explicou que na primeira medição, foi detectada que o projeto tinha sido feito totalmente errado. Apesar de ter recebido tal projeto da gestão passada, o Prefeito deu continuidade com o mesmo com muita dificuldade por estar usando recursos próprios, pois o recurso destinado à obra não ficou no município, obtendo um resultado totalmente inferior do original. Apesar de que o período do inverno ter iniciado, Antônio França afirmou que fará a obra do calçadão da mesma forma, pois tem o intuito de deixar uma grande obra para acidade de Pedreiras em 2020.  

Sobre a questão do recurso do FUNDEF que vem gerado uma grande polêmica no Município, principalmente após a recomendação enviada pelo Promotor de Justiça Dr. Lindemberg, à câmara dos Vereadores, Prefeito Antônio França afirmou que em sua visão, tal recurso deveria ser destinado apenas para a educação, contudo, ele ressaltou que se comprometeu com o sindicato dos professores, que encaminharia a lei através do poder executivo para que fosse aprovado, porém, ele disse que não faria nenhum pagamento sem antes fazer uma consulta da legalidade da lei.  


Sobre os Royalties, Antônio França afirmou que pediu para fosse sancionada de fato a lei em reunião realizada ontem, e ressaltou que todos os recursos que entrarem no Município serão aplicados da forma correta conforme a lei. Ele disse ainda que os Royalties tem ajudado de forma grandiosa o Município de Pedreiras, auxiliando na infraestrutura, educação, saúde, dentre outros.  

Quando comparado à outros Municípios como São Luís Gonzaga que não recebe o recurso dos Royalties, Pedreiras não tem acompanhado o mesmo ritmo de obras, quando questionados sobre isso, O Prefeito afirmou que são situações diferentes, visto que começou o mandato com valores em déficit na conta, com dívidas na CAEMA, CEMAR e a Receita Federal, sendo um total de 5 Milhões, no qual, segundo Antônio França, já foi pago.  

Sobre a possível extinção do gás em Pedreiras, o Prefeito afirmou que é de fato, uma preocupação geral, porém, ele afirmou que “não se pode viver aquilo que ainda não aconteceu”, ressalvando que, quando o recurso acabar, ele prevê que o Município esteja mais organizado com outras formas de renda.  

No quesito de precatórias, ele afirmou que agora há um prazo para a liquidação, e ressalvou que está lutando para cumprir com a data de pagamento. O Prefeito disse ainda que o maior déficit do Município de Pedreiras hoje é com fornecedores, no qual entraram com ações na justiça reivindicando seus valores, no qual estão sendo pagos com dificuldades. Em relação aos funcionários da gestão passada que entraram na justiça, foram pagos, segundo Antônio França, mais de 250 mil de indenizações para os mesmos. Segundo ele, tais situações desestabilizam uma cidade. 

Sobre a questão da Saúde no Município de Pedreiras, o Prefeito afirmou que foi até a cidade de São Luís para solicitar que o Governo do Estado devolvesse o prédio que seria construído o Hospital, isentando assim de qualquer punição Judicial, porém, devido a erros e descasos da gestão anterior, não houve devolução, impossibilitando assim alguma ação para a construção do hospital.  
A Secretária Municipal de Saúde Cynthia, explicou que o Hospital Geral é um grande problema, pois Pedreiras é uma cidade polo, porém não tem recursos o suficiente para atender outras regiões. Ela ressaltou que é um problema judicial que tem que ser resolvido, visto o local em que seria construído de fato o Hospital não pode ser usado pelo atual gestor do Município, pois esse mesmo seria responsabilizado pelos erros da gestão passada. 
Ela explicou que o Estado do Maranhão é dividido em 19 regiões de saúde, no Governo de Roseana Sarney, foi realizada uma implantação de vários hospitais em várias regiões pequenas, sem haver, segundo a secretária, uma observação técnica. Atualmente, uma situação financeira delicada de saúde público, sendo aprovada em 2016 pela PEC-95, que congelou os recursos da saúde por 20 ANOS, observando tudo isso, houve uma intenção do Município de receber um hospital, mas não como Estadual por conta da falta de aporte financeiro, porém, seria uma estrutura Municipal melhorada com contribuição do Estado. 
Tal discussão surgiu a partir de uma reunião no início de dezembro com a região de saúde de Pedreiras, com 13 Municípios presentes, e nela, foi apresentada tal proposta.  

Em relação às obras paradas no Bairro Maria Rita, O Prefeito afirmou que se deve por conta de divergências com a empresa responsável pelas construções, porém, ele afirmou que vem pressionando a empresa para que venha concluir a obra, para que o Prefeito assim possa pagar pela referida construção.    
No quesito de Poços Artesianos, Antônio França afirmou que, no total, há 07 poços artesianos sendo trabalhados para o Município, com 05 deles sendo concluídos, ressaltando que dois poços estão em andamento para licitação para o Povoado Caiçara e do Povoado da Barriguda do Insono 

Em relação à educação, o Prefeito de pedreiras afirmou honestamente admitiu que no momento não há como solucionar problemas em relação à tal educação por conta de o Município não receber nenhum recurso à nível Federal. Ele ressalvou que bens como o do FUNDEF, pode dar algum respaldo financeiro que a cidade precisa. Antônio França disse ainda houve, mesmo com tais dificuldades, um avanço muito grande na educação do Município, tanto na zona urbana quanto na rural, ressaltando que foram legalizadas todas as escolas que não possuíam o documento de domínio próprio do colégio.  

Por fim, em relação às eleições do ano de 2020, Antônio França afirmou que irá se candidatar para reeleição com a cabeça erguida, estando disponível para dialogo com qualquer cidadão, seja ele a favor ou contra ao mandato do mesmo, não temendo de forma alguma as críticas. Ele afirmou ainda, que daquilo que projetado, 80% está em construção. O Prefeito agradeceu, por fim, a toda a população de Pedreiras, e desejou um ano de paz para todos.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.