1001 Classificados

VEJA OS PRINCIPAIS TEMAS ABORDADOS PELA PREFEITA DE BERNARDO DO MEARIM NA ENTREVISTA AO TRIBUNA 101.


A Prefeita de Bernardo do Mearim, Eudina Costa, esteve nessa manhã (13) no estúdio da Rádio Cidade de Pedreiras, durante o programa Tribuna 101, para falar sobre seu governo de 2019, assim como pretensões e futuros projetos para 2020, abordando temas como as principais obras feitas na cidade, a utilização do precatório do FUNDEF por parte do Município, candidatos para sucessão nas futuras eleições, o Programa Reluz, saúde, dentre outros. Todos esses, você confere logo abaixo: 

A prefeita primeiramente, agradeceu a oportunidade da fala durante o programa, e logo após, exclamou que após receber ser convocada, esteve ontem (quinta-feira, 12), na cidade de São Luís em reunião com o grupo Equatorial Energia, no qual, nessa oportunidade, o Município de Bernardo do Mearim foi contemplado com o “Programa Reluz”, no qual proporciona a renovação da iluminação pública da cidade, sendo trocadas as lâmpadas comuns pela de Led. E para também beneficiar os povoados, as lâmpadas que estão sendo removidas da cidade, irão ser direcionadas para os povoados de Bernardo do Mearim, ressalvando que a Prefeita está negociando para que sejam levadas as Leds para os povoados com maior número populacional. O “Programa Reluz” sorteou cerca 30 Municípios do Maranhão para receberem tal bonificação, e do Médio-Mearim, somente Bernardo Recebeu. Sobre isso, a Prefeita revelou estar muito feliz, visto a padronização de iluminação da cidade, assim como um maior realce na beleza do local.  

Em relação à obras, Eudina Costa relembrou que em seu primeiro mandato conseguiu muitas obras federais, e no mandato atual felizmente está concluído todas, dentre elas o Ginásio poliesportivo, o Estádio de Futebol do município, A praça de eventos da cidade, Academia de saúde, um total de 07 escolas, dentre outras. Para a Prefeita, essas foram grandes conquistas para um Município pequeno como Bernardo do Mearim. Ela afirmou que mesmo a cidade não recebendo o capital dos Royalties, o local tem crescido a cada novo dia.  
Em relação com problemas com estradas, ela afirmou que conseguiu inaugurar o asfaltamento do povoado Boa Vista do Angical, no qual revelou estar muito feliz, devido tal povoado ter muitas casas distantes umas das outras e ter pessoas com dificuldade de locomoção. Ela exclamou ainda que a obra para construir os 12 km de asfalto que liga o povoado Caneleiro a sede, será iniciada em pouco tempo.  

Em relação ao abastecimento de água, a Prefeita afirmou que apesar do sofrimento do período seco entre agosto até novembro, ela mandou um técnico para realizar um levantamento na cidade acerca dos problemas com água, e também iniciou a limpeza de todos os poços artesanais do Município.  

Quanto ao Precatório do FUNDEF, a Prefeita revelou estar sendo muito pressionada tanto por parte do Ministério Público, quanto pelos professores do Município (Bernardo do Mearim foi a única cidade do Médio-mearim à receber tal recurso). No primeiro momento, logo após ter sido liberado o recurso para a cidade, Eudina, convocada para uma reunião na procuradoria geral de São Luís para tratar acerca do assunto. E segundo ela, foi uma situação muito difícil, pois tem o desejo de beneficiar os professores, todavia, deve seguir a lei imposta. Foi determinada que a Prefeita deveria criar um conselho para criar um plano de ação para tal recurso ser usado somente na educação, e assim foi feito. Segundo ela, em conversa com o promotor de justiça Dr. João Viana, ela revelou o desejo de dividir o recurso com os profissionais da educação, porém, segundo ela, o promotor afirmou “Não depende do seu querer, caso faça da forma que quer, será penalizada”. Ou seja, o recurso no valor de 3.327.000,00 será usado em obras, equipamentos e projetos voltados para a educação.  

Em relação à saúde, Eudina Costa afirmou que pelo fato do Município de Bernardo do Mearim ser pequeno, é disponibilizado ainda uma saúde básica para a população, como as UBS (Unidades Básicas de Saúde). Ela ressalvou que não recebe recursos para manter o hospital de 20 leitos do local (segundo ela, o próprio Ministério da Saúde ainda não reconheceu tal hospital). Qunato as especialidades, são poucas pela fato do baixo valor disponibilizado pelo Ministério para pagar os Médicos. 
Eudina Costa realiza mutirões no intuito de trazer várias especialidades para o município para proporcionar melhores oportunidades de consulta para os moradores. A Prefeita ressaltou que tal situação não é oque a população merece ter, mas ela afirmou que se esforça da melhor forma possível para proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população de Bernardo do Mearim. 

Em relação às eleições do ano de 2020, ela afirmou que nesse período os grupos começam a se articular, e ela exclamou que o seu grupo já tem um candidato para a sucessão, Junior Xavier (irmão do Prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier) ocupa tal posição.  

Por fim, Eudina Costa agradeceu a toda a população de Bernardo do Mearim, e disse esperar que os moradores apóiem o seu sucessor. Ela afirmou ainda que continuará trabalhando até o final de seu mandato, desejando, enfim, um Feliz Natal e um próspero Ano Novo para todos.  













Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.