1001 Classificados

ENTREVISTA | CAPITÃO JOEL MACHADO ESCLARECE SOBRE SITUAÇÃO E RISCOS ATUAIS DA PONTE FRANCISCO SÁ.



Nessa segunda-feira (02), a equipe do Tribuna 101 entrevistou o Comandante do Corpo de Bombeiros de Trizidela do Vale, Capitão Joel Machado, sobre questões a respeito da Ponte Francisco Sá, que interliga Pedreiras e Trizidela. 
Segundo o Capitão, ele esteve recentemente fazendo uma vistoria a ponte juntamente com a Defesa Civil de Pedreiras e 02 engenheiros, sendo um deles do Município de Trizidela do Vale o outro do próprio corpo de bombeiros.  

Após visita, foi observado que a ponte Francisco Sá apresenta algumas deformações, seja por conta do tempo ou por alteração da própria estrutura. 
Ou seja, cada junta de dilatação contida na ponte tem uma placa de metal e aço que evita que o concreto tenha atrito com a estrutura, e como a ligação entre Pedreiras e Trizidela do Vale não tem nenhuma manutenção desde a sua criação (26 de julho de 1985), tais deformações eram esperadas. Vale ressaltar que existe uma norma intitulada como NBR – 9452 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que prevê que as pontes, principalmente as com concreto armado, devem ser feitas manutenções de 05 em 05 anos, por conta da ausência de manutenção periódica, Segundo Capitão Joel Machado, foi observado que algumas placas se soltaram. 

Todavia, O comandante do Corpo de Bombeiros deixou claro que não há risco quanto a uma possível queda da ponte, todavia, ele ressaltou que de fato deve ser feito um novo estudo e análise quanto ao peso que a ponte pode suportar, pois em 1985 ela foi criada pensando em suportar até veículos modelo Truck (possui peso bruto máximo de 23 toneladas e 14 metros), porém, atualmente existem meios de carga mais pesados, como a Britem (Peso bruto total de 57 toneladas) e até mesmo o Tritrem (Peso máximo de 74 toneladas), tais pesos não seriam suportados pela Ponte Francisco de Sá.  

Capitão Joel Machado ainda salientou o perigo presente quanto a ornamentações natalinas, no qual, quando o período festivo se encerra, tira – se a decoração da ponte, deixando fios usados amostra e fora de tubulação, logo, se caso ocorra alguma acidente evolvendo um vazamento de corrente elétrica e tal corrente tiver contanto com a estrutura da ponte com relação à energização do lugar. 

Por fim, O comandante concluiu que existem vários detalhes que precisam ser reparados por autoridades responsáveis e competência com essa suposta manutenção periódica da ponte, para que os danos apresentados possam ser minimizados.  







Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.