1001 Classificados

AÇÃO CONTRA LEISHMANIOSE SERÁ REALIZADA NA CIDADE DE PEDREIRAS.


          A Secretaria de Estado da Saúde está realizando um trabalho de pesquisa em Municípios onde o número de endemias  é mais prevalente, visto que Pedreiras e região está constatado  casos  de Leishmaniose cutânea ou visceral conhecida como calazar . Então as autoridades de saúde querem saber realmente como está essa realidade através da referida pesquisa.
          O Entomologista Jorge Luis  do  Controle de leishmaniose da Secretaria de Saúde do  Estado e responsável pela pesquisa, disse ao Programa Tribuna 101 na Rádio Cidade FM Nessa quinta feira, que são vários os  fatores para se contrair a doença: A própria pessoa que adoece, os reservatórios e os vetores que são os mosquitos transmissores, estão é necessário que se faça um estudo. “ A gente faz as  coletas nas residências, colocamos armadilhas, uma espécie de redes que prendem os mosquitos a noite e na manhã seguinte levamos ao laboratório para identificar a espécie.         Encontramos bastante em algumas casas um número maior de mosquitos e em outras um número menor, mas o importante é a dispersão desse vetor encontrado nos bairros da cidade.” Disse Jorge Luis.
          Segundo o Entomologista existe uma ação de controle a doença preconizado pelo Ministério da Saúde chamado de ”Manejo Ambiental” que é justamente manter o quintal de casa  limpo e recolher os restos de alimentos e feses dos animais  em que os vetores colocam seus ovos e continuam o ciclo biológico.
          A coleta do material  realizado  na pesquisa será enviada para o Laboratório da Universidade Federal e uma ação de combate a doença será realizada na cidade no sentido de informar e prevenir a população  sobre a leishmaniose.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VALE RESSALTAR QUE OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR.